Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
DIA DO CACAU
Celebre esse delicioso e nutritivo fruto!
No dia do cacau, a Rede Planalto deseja mais chocolate na sua vida!
Publicado em 25/03/2019 às 20:48 Ítalo
Celebre esse delicioso e nutritivo fruto!

O cacau é celebrado no dia 26 de março! Esse fruto típico da América Central e América do Sul é muito cultivado no Brasil, especialmente na Bahia. São pelo menos três diferentes variedades de cacau cultivadas no Brasil.

Por ser a matéria-prima para a fabricação do chocolate, a data é facilmente confundida com o dia do chocolate. Porém, o produto doce do cacau é celebrado em uma data internacional, o dia 7 de julho!

Engana-se quem pensa que do cacau só sai o chocolate! Com a polpa é possível preparar suco, geleia, vinho, vinagre, licores, aguardente, além de sabonetes, cosméticos e produtos farmacêuticos. O cacau também é usado em receitas salgadas, especialmente em ambiente gourmet.

Em sua forma natural, o cacau é um fruto agradável para consumo: Uma polpa adocicada e levemente ácida envolve as sementes. Nutritivo, o cacau é rico em proteínas, gorduras e carboidratos.

Aqui na região sul é difícil encontrar o cacau in natura sendo comercializado nos mercados ou feiras. Em geral, o que encontramos é o pó da semente do cacau, torrada e moída: o cacau em pó.

É por esse motivo que hoje, a Rede Planalto te oferece duas deliciosas receitas para preparar com cacau em pó: Uma receita salgada e uma deliciosa sobremesa! Anote aí:

Caponata de berinjela com cacau

Ingredientes
1 berinjela grande cortada em cubos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 tomates italianos
1 cebola média
1 dente de alho espremido
1/3 pimentão vermelho
1/3 pimentão verde
1/3 pimentão amarelo
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de manjericão picadinho
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres de vinagre balsâmico
1 xícara de molho de tomate
1 1/2 xícara de água
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Unte uma forma com uma colher de sopa de azeite de oliva e coloque a berinjela picada. Leve ao forno preaquecido por cerca de 15 a 20 minutos. Depois que estiver pronta, tire do forno e reserve. Refogue a cebola picada e o alho numa panela com uma colher de azeite de oliva. Em seguida, acrescente os tomates picados em cubos, o orégano, o manjericão e os pimentões cortados em fatias sem sementes. Acrescente o molho de tomate e mexa bem por cerca de 8 minutos. Adicione a berinjela e vá acrescentando as xícaras de água aos poucos. Diminua o fogo e acrescente o vinagre balsâmico, o açúcar mascavo e o cacau. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos.

Brigadeiro de colher

2 latas de leite condensado

1 lata de creme de leite

4 colheres (sopa) de cacau em pó

2 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo

Coloque o leite condensado, o cacau em pó e a margarina em uma panela e leve ao fogo sempre mexendo bem. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Sirva em pequenas taças.

Que dia delicioso para comemorar, hein?!

Para preparar essas receitas, passe em um Supermercado Planalto perto de você ou adquira os ingredientes no Planalto Delivery, o seu mercado virtual: https://www.sitemercado.com.br/supermercadosplanalto

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também