Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Móbile
Anúncio - Banner mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - rodape mobile
Anúncio - Exames de Imagem mobile
Anúncio - AGOSTO
Anúncio - Banner Mobile
Anúncio - Natal mobile
PREVISÃO DO TEMPO
Ondas de frio vão chegar em maio: nevoeiros e geadas!
O Simepar prepara o Alerta Geada para orientar os agricultores
Publicado em 12/04/2018 às 08:44 Italo
Ondas de frio vão chegar em maio: nevoeiros e geadas!

Aqui na região de Umuarama ainda estamos vivendo temperaturas agradáveis, com sol e vários dias sem chover. Esse cenário deverá continuar até o final de abril...

Mas em maio o outono vai se acentuar e haverá mudanças climáticas. A previsão indica chuvas dentro da normalidade nas regiões Central e Centro-Sul do Paraná. No Oeste, Sudoeste e Noroeste, a tendência é de chuvas um pouco acima da normalidade durante a estação.

As ocorrências devem diminuir um pouco no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte Central. Em todo o Sul Brasil, segundo o Inmet, os volumes totais de chuvas devem variar entre 150 e 400 milímetros.

O Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná, por sua vez, prevê que a estação entrará com chuvas e temperaturas variando de 18ºC a 32ºC no Estado.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam a probabilidade de um pequeno aumento de chuvas no Sul do continente americano, confirmando o comportamento histórico do clima no Paraná durante o outono. As chuvas devem variar muito entre as regiões, porém as variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica.

DRÁSTICAS ALTERAÇÕES

Segundo os meteorologistas, o outono caracteriza-se pelo aumento de aglomerados de nuvens que podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas.

E costuma registrar nevoeiros e geadas mais frequentes nas regiões serranas do Sudeste e do Sul do país. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área. Nessa época, as geadas e nevoeiros começam a aparecer com mais intensidade.

Segundo o boletim do Inmet, as temperaturas tendem a ficar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio: as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC. Vale observar que o outono vai até o dia 21 de junho.

ALERTA GEADA DO SIMEPAR

Em meados de maio o Simepar inicia o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno. Boletins diários são publicados nas páginas dos órgãos – http://www.simepar.br e http://www.iapar.br – e avisos são enviados por celular a agricultores cadastrados.

www.colunaitalo.com.br

Anúncio - banner interno Anúncio - Clarineis interno
Comentários
Veja também