Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
CONSELHO PARA OS PAIS:
Escola Adventista incentiva a leitura na infância
Dicas e materiais que podem aumentar nas crianças o prazer pela leitura
Publicado em 06/10/2021 às 07:00 Ítalo
Escola Adventista incentiva a leitura na infância

Em tempos de pandemia, com aulas acontecendo majoritariamente em ambiente virtual, a presença das crianças todo tempo em casa aumenta os desafios paternos. É preciso conciliar tempo de estudo, atividades de lazer e tarefas domésticas. Sem perder de vista a importância de garantir que os filhos continuem aprendendo e se desenvolvendo com qualidade.

Ademais do momento de isolamento que a sociedade vive, os pais já se preocupavam com o tempo excessivo que crianças passam em frente às telas. As novas gerações, nativas digitais, vivem mergulhadas em tecnologias: celulares, televisão, computador. Por causa disto, às vezes é difícil incentivar o hábito da leitura, ao mesmo tempo em que fazer isto se torna extremamente importante.

É possível, inclusive, apresentar a criança ao mundo da leitura antes mesmo de que aprenda a ler. Contar histórias, ter momentos com os pequenos junto a livros ilustrados trabalhando narrativas, são meios eficazes de aproximar os filhos do universo dos livros.

Uma criança que lê, aumenta seu vocabulário – e consequentemente a intensidade emocional com que vivencia suas experiências. Livros permitem que ela entre em contato com novos lugares, pessoas diferentes, situações imprevistas e com isto ela também desenvolve sua capacidade de interpretar textos e interagir coletivamente. Pela leitura é possível trabalhar concentração e memória, habilidades que muitas vezes os dispositivos digitais falham em despertar. Além disto, um bom livro explora a imaginação, a criatividade e a capacidade de ser empático. Características que potencializam a formação e atuação da criança em ambientes em que precisa lidar com dados ou pessoas.

Se você já disse a alguém, com tristeza, “meu filho não gosta de ler”, saiba que há formas de reverter isto. Muitas vezes, este desagrado tem a ver com o fato de que, em algum momento, a criança passou a ver o livro e a leitura como uma atividade obrigatória e entediante relacionada à escola. Mas com ações pontuais e bem pensadas é possível tornar esta atividade um prazer e incentivar com sucesso sua prática.

QUER SABER COMO?

1) Sempre presenteie seu filho com livros, obviamente, apropriados para a idade dele. Existem materiais para todas as faixas etárias. Assim você conseguirá encontrar equilíbrio entre linguagem, temáticas, texto e ilustrações.

2) Fique atento a qualquer dificuldade que ela apresente durante a leitura e que dificulte sua experiência com a narrativa. Ao perceber que existem obstáculos neste exercício, tenha paciência, foque-se em ajudar e, se necessário, procure ajuda profissional.

3) Crie uma rotina de leitura. Leia com seu filho ou na frente dele (para dar o exemplo). Quando fizerem leituras juntos, seja divertido. Invente vozes, efeitos sonoros, encene papéis.

4) Procure livros que tratem de temas de interesse específico do pequeno, leve-o a livrarias em momentos de lazer, apresente diferentes gêneros para que ele encontre aquilo que mais o agrada.

Dito isto, seguem quatro sugestões de materiais com os quais você pode presentear seu filho para estreitar a relação dele com a leitura.

A BISA ESTÁ DOENTE

Esta é uma comovente obra para os leitores iniciantes. A narrativa se foca na história das dificuldades passadas por uma velha senhora durante a enfermidade e de como isto influenciou sua neta a tornar-se médica. Vale a pena presentear seu pequeno com esta bonita leitura!

TATI E SEU TIGRE

Também voltado à crianças, o livro conta a história e Tati e seu Tigre. Depois que ambos participam de uma corrida com alguns inconvenientes, Tati está muito magoada. Em conversa com o avô ela é levada a refletir sobre o fato de que nem sempre os planos dão certo, nem sempre as coisas acontecem como esperamos. Uma importante sugestão para motivar e educar seu filho!

BEN CARSON

O livro conta a história do neurocirurgião, internacionalmente conhecido, Ben Carson. E de como o empenho de sua mãe em prover educação e condições modificou a realidade da família. Vale a pena conferir esta comovente e inspiradora história. A obra pode ser oferecida para crianças maiores.

O MILIONÁRIO DA CAVERNA

Na história, Doug Batchelor, abandona sua vida de confortos para viver em uma caverna no Grand Canyon. Lá ele tem encontros e descobertas espirituais que mudarão sua vida para sempre. A obra é indicada para leitores adolescentes. Aproveite a dica para apresentar este interessante material para seu filho.

Viu? É possível começar a incentivar seu filho no hábito da leitura. Gostar de ler pode ser um diferencial único na experiência dele como pessoa e com o mundo.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também