Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner rodape
DELÍCIA COLORIDA
O MILHO MAIS BONITO DO MUNDO
É o 'Glass Gem Corn’, milho de ‘joias de vidro’, espécie única no mundo
Publicado em 16/08/2022 às 18:29 Italo
O MILHO MAIS BONITO DO MUNDO

Quem olhar as imagens que ilustram esta reportagem, de imediato vai dizer que elas não passam de truque de Photoshop... Mas elas são verdadeiras, absolutamente reais.

Segundo cientistas especialistas em agronomia, trata-se do milho mais bonito do mundo. É uma variedade nativa americana chamada 'Glass Gem Corn' e, sim, ela realmente é diferente – diria única - de todas as outras espécies de milhos que existem no planeta.

O FAMOSO MILHO DE ‘JOIAS DE VIDRO’

No início da década passada, o milho Gem Glass saiu do anonimato através de reportagens na mídia online em 2012, quando o diferente milho começou a chamar atenção internacional.

Essa história começa com um agricultor, chamado Carl Barnes, hoje com 80 anos, criador dessa novidade batizada de "glass gem corn" (milho de ‘joias de vidro’, em português).

Descendente de índios Cherokee, ele pesquisou as sementes das plantas consumidas por seus antepassados e como reintroduzi-las à natureza.

Assim, ele começou a cultivar uma variedade de milhos como uma maneira de se reconectar com sua herança. Entre essas variedades de sementes, era possível identificar e isolar os tipos mais ancestrais, difundidos a partir de tribos nativas americanas que foram realocadas do que hoje é Oklahoma, em 1800. Ao mesmo tempo, Barnes começou a selecionar, salvar e replantar as sementes de algumas espigas particularmente coloridas.

Com o tempo, essa ação resultou em um ‘milho arco-íris’. Logo, um agricultor conhecido por ele, Greg Schoen, se reuniu com Barnes em 1994 para uma reunião e conheceu melhor o novo milho. Ambos se tornaram amigos e, ao longo dos anos, Schoen recebia cada vez mais mostras da semente do milho arco-íris.

Em 2005, Schoen começou a produzir o milho colorido em grandes quantidades próximo a Santa Fé, no Novo México, juntamente com outras variedades mais tradicionais. No entanto, quando misturados, acabaram dando origem a novas cepas. E a cada ano sucessivo de plantio, eram produzidos milhos com cores mais vibrantes e padrões mais vívidos.

Ele então passou a nomear os milhos de acordo com os padrões que surgiam: “cores circenses”, “arco-íris verdadeiro”, “azul profundo” e assim por diante... O modelo Gem Glass, visto nestas fotos, foi dado após o nascimento de uma versão azul-verde e rosa-roxo, em 2007.

Em 2009, as diversas variedades de sementes foram passadas para uma empresa de sementes no Arizona, chamada Seed Trust, de propriedade de um executivo chamado Bill McDorman, hoje CEO da Native Seeds, que vende as sementes do Gem Glass online. Cada pacote – que vem com 50 sementes e pode produzir até 150 espigas – podem ser adquiridos por um valor de $7,95 dólares, e todos eles vêm com instruções sobre plantio.

O milho em questão não se adapta a geada, e cresce em qualquer lugar onde o clima é quente e de pleno Sol. Logo, recomenda-se que elas sejam plantadas após a última geada no final da primavera. Ao contrário do milho doce, o Gem Glass não pode ser comido por meio da espiga, sendo consumido apenas na forma de fubá.

Além disso, eles ainda podem ser usados para fazer pipoca (que não saem coloridas...) e, por razões óbvias, como peças ornamentais. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também