Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
ELA VAI VOLTAR!
Governo do Paraná quer recriar loteria estadual: Lotepar
O Estado já teve sua loteria, lançada em 1956, década da fundação de Umuarama
Publicado em 09/10/2021 às 15:10 Ítalo
Governo do Paraná quer recriar loteria estadual: Lotepar

O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou hoje à Assembleia Legislativa, um projeto de lei que prevê a recriação de um serviço de loteria do Paraná, responsável por garantir a fiscalização e administração de jogos lotéricos do Estado, nos moldes do antigo Serviço de Loterias do Paraná (Serlopar), extinto no governo Roberto Requião em 2007.

A justificativa é gerar recursos para “financiar atividades socialmente relevantes relacionadas à promoção de direitos sociais a partir de uma nova fonte de receita”. O projeto de lei prevê que a autarquia poderá executar diretamente ou delegar, mediante permissão, concessão ou outra modalidade prevista na legislação que rege as contratações públicas, as atividades operacionais inerentes à exploração do jogo lotérico.

Com essa implementação, o Paraná se reúne aos cinco outros estados que possuem legislação vigente acerca de serviços lotéricos: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo e Maranhão. A Loteria do Estado do Paraná (Lotepar) terá vínculo direto com a Secretaria de Estado da Fazenda e tem a finalidade de buscar novas fontes arrecadatórias, sobretudo em um momento de crise econômica.

“É vantajoso para o Estado porque a exploração desses serviços de loteria aumenta a arrecadação aos cofres públicos, principalmente em uma época de crise econômica.”, defende o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior. Segundo o governo, a arrecadação poderá ser destinada para ações relacionadas à segurança, serviços voltados à habitação.

O PARANÁ JÁ TEVE SUA LOTERIA NOS ANOS 50

Antigamente o Paraná teve a sua própria loteria, a Lotepar. Foi criada no ano de 1956 e, enquanto esteve em operação, teve vários jogos: Loteria Tradicional, Pimba, Seninha, Roda da Sorte e Totobola.

Parte dos recursos da loteria era destinada a projetos sociais da Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social. Ela foi extinta pelo então governador Roberto Requião em 5 de junho de 2007. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Bilhete da antiga Loteria Estadual do Paraná. Incrível coincidência: ela foi criada em 1956, um ano depois da fundação de Umuarama; o último bilhete data de 5 de junho de 2007.

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também