Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
METROLOGIA
O quilograma nunca mais será o mesmo a partir de maio de 2019
Mas, atenção, para nós 1 kg de ouro continuará sendo 1 kg de ouro...
Publicado em 11/02/2019 às 13:46 Italo
O quilograma nunca mais será o mesmo a partir de maio de 2019

O quilograma nunca mais será o mesmo a partir deste ano. Isso porque a definição atual do quilograma, que é baseada em um cilindro de platina-irídio, já está ultrapassada há um bom tempo.

O mundo inteiro está curioso em saber por que o paradigmático “Le Gran K”, o protótipo referencial mundial do quilo, está mudando de massa.

Em um subúrbio da Paris, num cofre-forte subterrâneo fechado por três chaves, cuja posse cabe a três pessoas distintas, repousa o “Le Grand K” e um instigante mistério científico. Aos olhos de qualquer desconhecedor da metrologia, a ciência das medições, o objeto protegido por três redomas de vidro no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, na sigla em francês), no pavilhão de Breteuil, em Sèvres, não passa de um pequeno cilindro de 39 milímetros de altura e diâmetro, composto de 90% de platina e 10% de irídio.

No entanto, esse artefato brilhante raramente tocado por seus guardiões tem um valor inestimável: é o padrão utilizado no mundo todo como referência de medida do quilo, o peso perfeito – “Le Gran K”.

PARA NÓS, UM KILO CONTINUARÁ SENDO 1 KILO!

Mas, que fique bem claro para nós simples mortais: um quilograma continuará pesando um quilograma! A nova mudança, que entra em vigor internacionalmente a partir de maio deste ano, não afetará o nosso dia a dia visto que essa variação que ocorreu é muito pequena, mas para os cientistas essa variação importa muito, visto que todas as balanças do mundo são calibradas de acordo com esse protótipo, assim gerando erros.

A nova proposta é utilizar a constante de Planck para determinar a massa de um quilograma, assim como o metro utiliza a velocidade da luz, que também é uma constante fundamental da física.

Será utilizado um aparelho chamado de balança de Watt (ou balança de Kibble), que se parece com uma balança de pratos, porém em um dos lados não será um objeto que será colocado para equilibrar e sim será utilizada uma potência eletromagnética, que é calculada a partir de uma corrente elétrica e da constante de Planck que relaciona massa com corrente elétrica.

Como essa nova maneira de medir massa não utiliza objetos físicos, sendo assim, não pode ser perdida muito menos danificada. E como é definida a partir de constantes, permite uma precisão maior da medida exata do quilograma, além do que a medida pode ser feita em qualquer laboratório que possua o equipamento, não sendo necessário mais calibrar com o protótipo evitando mais erros.

PESQUISA E TEXTO: Italo Fábio Casciola

WWW.COLUNAITALO.COM.BR                                 

O quilograma padrão guardado numa redoma de vidro tripla num super cofre de Paris...

O “Le Gran Ka” é a referência de medida do quilo, o peso perfeito!

O novo quilo será medido com uma balança de Kibble (ou de Watt), de altíssima precisão.

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também