Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
GAZETA DO POVO
O jornal mais lido do Brasil não é impresso, ele é 100% digital!
Depois que optou pelo formato prioritariamente digital, em 2017, virou gigante!
Publicado em 18/02/2019 às 08:59 Italo
O jornal mais lido do Brasil não é impresso, ele é 100% digital!

Acompanhando o hábito das pessoas e a cultura dos novos tempos, o centenário jornal Gazeta do Povo, com sede na capital paranaense Curitiba, adotou o modelo 100% digital em 2017. Mudou de sede – do casarão histórico da Praça Carlos Gomes para o Edifício Aroeira, no Tarumã – e implantou novas metas detalhadas de qualidade das reportagens, de audiência e de impacto sobre a vida das pessoas, de forma inovadora. Pela coragem de pular primeiro na ‘piscina’ onde muitos veículos querem estar, o jornal já é considerado um case, nacional e internacionalmente.

Desde então tem investido pesadamente em tecnologia – R$ 20 milhões nos últimos quatro anos! – e novas estratégias para entender o comportamento dos leitores. Algumas similares ao que o inglês The Financial Times emprega. Agora tem até um matemático no time.

O conteúdo on-line oferece reportagens exclusivas e atualização constante – são 20 horas diárias de trabalho para que todos os fatos importantes sejam levados ao leitor. A Gazeta do Povo está disponível para os leitores com notícias em tempo real.

Isso permite ler/saber a notícia no momento em que ela acontece, diferentemente de alguns anos atrás quando se teria conhecimento apenas no dia seguinte. O sucesso da Gazeta do Povo é fruto dessa velocidade.

Enquanto isso, muitos sites de jornais que publicam o conteúdo da edição diária do impresso, não atualizam o conteúdo. É a repetição do impresso que fica na internet durante 24 horas ou mais até circular a próxima edição do impresso, ou seja, um conteúdo igual à água parada que não faz ondas. Resultado: não atraem leitores ávidos por informações da hora, em tempo real. São apenas “notícias de ontem” e, nestes novos tempos, o leitorado quer saber o que está acontecendo agora...

A Gazeta do Povo foi o segundo jornal do País a colocar seu conteúdo na internet. Em 2006, as redações do jornal impresso e do on-line foram unificadas e passaram a desenvolver uma nova metodologia de interação de conteúdos. Depois que optou pelo formato prioritariamente digital, em 2017, virou gigante!

O JORNAL MAIS LIDO DO PAÍS NAS ELEIÇÕES

Durante as eleições de 2018 a Gazeta do Povo tornou-se o jornal mais lido do Brasil. De acordo com dados do comScore MyMetrix, o jornal registrou 33,7 milhões de visitantes únicos em outubro de 2018, o que representa um crescimento de 228% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O segundo lugar ficou para a Folha de S.Paulo, com 33,1 milhões. A diretora da unidade de jornais do GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação), Ana Amélia Filizola, afirma que a audiência líder não foi ao acaso: “Este é o ápice de toda uma trajetória muito bem definida. Os números revelam que quando se trabalha de forma estruturada é possível chegar a lugares extraordinários”.

Desde que optou pelo formato prioritariamente digital, em junho de 2017, a Gazeta tem registrado aumento da audiência ao longo dos meses. No mês de estreia, foram 6,2 milhões de visitantes únicos. Em setembro de 2018, 16 milhões. Do total de leitores da Gazeta em outubro, 82% acessaram o jornal por dispositivos móveis.

Em 2019 a Gazeta do Povo tornou-se o único jornal brasileiro a oficialmente integrar o Cubo, novo hub de empreendedorismo de São Paulo, mantido pelo Itaú e pelo fundo Redpoint eVentures, que reúne mais de 65 startups.

TEXTO: Italo Fábio Casciola

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

O MUNDO MUDOU! Jornal impresso (em papel) é coisa do passado, superado... Prova maior disso é Gazeta do Povo, uma tradição da imprensa paranaense: depois que deixou de circular no formato ultrapassado de impressão em papel optando pela tecnologia 100% digital, publicando as notícias em tempo real, conquistou o alto do pódio como o jornal mais lido do Brasil!

O FUTURO É HOJE: Altos investimentos em moderna redação e equipe altamente especializada da Gazeta do Povo, em Curitiba: “Este é o ápice de toda uma trajetória muito bem definida. Os números revelam que quando se trabalha de forma estruturada é possível chegar a lugares extraordinários”.

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também