Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
É BOM SABER...
O QUE É SENSAÇÃO TÉRMICA?
Termo tão usado ultimamente, a sensação térmica é diferente da temperatura real...
Publicado em 18/03/2024 às 09:26 Italo
O QUE É SENSAÇÃO TÉRMICA?

As informações diárias dos institutos de meteorologia publicadas desde o ano passado quando começaram as repetidas ondas de calor no Brasil foram os assuntos mais lidos e comentados nas redes sociais e na mídia.

Entre tantos termos científicos usados nessas notícias, um que causou especial atenção dos internautas foi a tal “sensação térmica”. Milhares de brasileiros pedem informações mais detalhadas sobre o que se trata, afinal todos estão preocupados com a saúde e o verão sufocante vem causando pânico.

Fomos pesquisar o assunto junto a cientistas e especialistas em sites especializados em clima e saúde, e encontramos informações preciosas que ajudam a população a se cuidar.

O QUE É SENSAÇÃO TÉRMICA?

Resumidamente, a sensação térmica indica a temperatura que uma pessoa está sentindo na pele exposta; Conforme destaca a Deutsche Welle (DW), empresa pública de radiodifusão da Alemanha, não há uma fórmula estabelecida para o cálculo, e plataformas de serviço de meteorologia podem usar equações diferentes – já foram identificados mais de 100 índices criados para chegar a esse número; Além da temperatura do ar à sombra, que é tomada como medida de base, também são considerados os seguintes fatores: umidade, ocorrência de vento e radiação solar.

UMIDADE

O corpo humano mantém uma temperatura média de 36,5ºC. Quando transpiramos, a maior parte dessa umidade evapora e cria uma fina camada de ar mais frio imediatamente sobre a pele, que ajuda a baixar a temperatura. Por isso, o tanto de frio ou de calor que uma pessoa sente depende não só do termômetro, mas da umidade.

A alta umidade do ar intensifica a sensação térmica. Se está frio, sente-se mais frio; se está quente, a percepção do calor também é intensificada. Se estiver muito quente e úmido ao mesmo tempo, nosso organismo tem mais dificuldade para se resfriar por meio da transpiração, pois a capacidade da atmosfera de absorver mais água está reduzida, o que aumenta a sensação de calor. Já no tempo seco, o corpo transpira mais facilmente, diminuindo sua temperatura e a sensação de calor.

Por outro lado, quando está muito frio e úmido, mais moléculas de água entram em contato com as roupas, reduzindo sua capacidade de isolamento térmico e aumentando a sensação de frio.

OCORRÊNCIA DE VENTO

De acordo com o site Vivabem, a ocorrência de vento aumenta a velocidade de transpiração da pele, fazendo o corpo baixar sua temperatura mais facilmente e, portanto, reduzindo a sensação térmica. No frio, o vento também amplia essa sensação. Diante de muito vento frio, mais moléculas no ar se chocam com a pele da pessoa, ampliando a percepção do frio.

RADIAÇÃO SOLAR

Essa variável indica a intensidade da radiação solar, energia que produz calor, que está chegando a um determinado local. Em lugares expostos diretamente à luz do Sol, a radiação é maior e, consequentemente, a sensação térmica também.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também