Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
EM UMUARAMA
SÁBADO SERÁ O ‘DIA D VACINA CONTRA A GRIPE’
Todas as unidades de saúde vão atender das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço
Publicado em 12/04/2024 às 11:42 Italo
SÁBADO SERÁ O ‘DIA D VACINA CONTRA A GRIPE’

Neste sábado, 13 de abril, será o ‘Dia D Vacinação Contra a Gripe’, ação que faz parte da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza, que está em sua 26° edição. Nesta data todas as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Quase 4 mil pessoas, que fazem parte do grupo prioritário, tomaram a dose recomendada, o que representa uma cobertura de 10% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Umuarama.

A realização do Dia D é importante porque oferece a oportunidade para que as pessoas possam ir à UBS mais perto de sua residência e tomar a vacina. “Muita gente do grupo prioritário (veja lista completa nesta página) trabalha ou tem seus compromissos durante toda a semana, por isso decidimos abrir as unidades de saúde no sábado, justamente para oferecer esse tempo a mais para a população”, comenta o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

Ele relata que a campanha foi iniciada dia 25 de março e tem previsão de encerramento no dia 31 de maio e é exclusiva, neste momento, para crianças com seis meses completos até seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), professores, profissionais de saúde (incluindo aqueles que trabalham em clínicas, consultórios, laboratórios etc.), idosos, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo (motoristas e cobradores), gestantes e puérperas (mulheres que estão no período pós-parto, que dura geralmente seis semanas), entre outros públicos.

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um trabalho de divulgação por carros de som, chamando as pessoas para que busquem pelo imunizante em suas unidades de saúde e, segundo Vitória Todero Uliana, responsável pela Divisão de Imunizações, a vacina promove o aumento da imunidade da pessoa contra o vírus da Influenza. “A vacina disponibilizada na rede pública de saúde é trivalente, ou seja, ela protege contra os principais vírus em circulação do Brasil, que são a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B”, detalha Vitória.

A coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Priscila Jardim Baraviera, destaca que a circulação do vírus é maior nesta época do ano. “Por isso a campanha nacional e o Dia D, além de outras ações que ainda poderemos programar até dia 31 de maio: o objetivo é oferecer esse cuidado à população”, resume, acrescentando que apenas na UBS Posto Central não haverá vacina contra gripe pois o local foi adaptado para ser o Ambulatório de Dengue.

QUEM PODE TOMAR A VACINA?

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Trabalhadores da Saúde (instituições públicas e privadas)

Gestantes

Puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz)

Professores (das redes públicas municipal e estadual e escolas particulares)

Povos indígenas

Idosos (pessoas com 60 anos ou mais)

Pessoas em situação de rua

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros e trabalhador de transporte coletivo

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também