O BRASIL AGORA TEM O MAIOR SINO DO MUNDO!

O Vox Patris, maior sino que badala do mundo, tocou pela primeira vez na quinta-feira (26), às 20h37, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Antes do toque, o sino foi abençoado em missa. O toque marca o início da Festa do Divino Pai Eterno.
Na ocasião do primeiro badalo do sino, o Vox Patris e os dois sinos menores, São João e São Lucas, e os colaboradores da Romaria, foram abençoados em uma missa de batismo realizada pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom José Roberto.
A missa contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, com mais de 150 músicos e 70 instrumentos que abrilhantaram ainda mais a cerimônia.
Com 55 toneladas e mais de 4 metros de altura, o sino vai continuar badalando durante os dias da festa, sempre às 5h e às 18h. O horário de 18h é tradicionalmente chamado hora do Angelus, quando os católicos são convidados a um momento de oração. A Romaria do Divino Pai Eterno segue até o dia 6 de julho.
Para Marco Antônio, católico e sacristão, o sino representa um símbolo de fé, de tradição e de unidade. Segundo ele, ouvir a primeira badalada do sino foi um chamado e tocou a alma e ainda o lembrou do propósito maior por trás do seu trabalho: servir com fé e amor.
"É como se o coração da Romaria começasse a bater ali, anunciando que algo sagrado está prestes a acontecer. Foi um momento emocionante," contou Marco.
Marco disse que o som do sino desperta o espírito de quem está presente e conecta as pessoas ao Divino Pai Eterno. Para ele, o badalo marcou o início de momentos de graça e renovação espiritual.
Segundo o sacristão, trabalhar na Romaria é uma experiência única, cheia de fé e emoção. Para ele, o trabalho é cansativo, mas, ao mesmo tempo, gratificante.
"Ver a fé do povo, sentir a energia das orações, e saber que, de alguma forma, estou colaborando para que tudo aconteça bem, me dá força. É um trabalho que vai além do profissional – é uma missão," disse Marco.
A turismóloga Gisele Santos, de 35 anos, esperou por muito tempo o badalar do sino. Ela é moradora de Trindade e voluntária do Divino Pai Eterno desde setembro de 2024.
"O coração já está acelerado a dias de tanta emoção em poder ouvir o badalar do sino tão aguardado o Vox Patris," contou Gisele.
Gisele disse que sabe que o sino é um símbolo, mas, para ela, é um símbolo de amor e uma conquista porque a espera acabou: "A Voz do Pai ecoou em nossos ouvidos e em nossos corações com muita emoção, devoção e fé".
FONTE: Reportagem Rede Globo
IMAGENS: Fotos da capa Wesley Costa/O Popular e Rede Globo
VÍDEOS: TV Serra Dourada - Jornal O Popular