UMUARAMA EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA UM FERIADO: 15 DE AGOSTO

Há mais de vinte anos que o dia 15 de agosto é feriado cristão em Umuarama, data em que o comércio fecha. É que o feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro, foi transferido para a mesma data de comemoração do dogma da Assunção da Mãe de Deus.
A manobra foi determinada por decreto ainda na administração do prefeito Alexandre Ceranto, com o intuito de proteger as vendas no mês de dezembro.
Mais um feriado em dezembro, que é um mês de referência de vendas para o comércio tendo o Natal como data máxima, diminuía o fluxo de negócios, por isso, a data foi transferida para agosto, mês sem feriados.
O incrível é que até hoje muitos umuaramenses esquecem que esse dia 15 de agosto, que este ano vai cair na próxima sexta- feira, é feriado municipal, celebrando a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
Não só para quem trabalha no comércio, mas para muita gente esse dia vai proporcionar um feriadão esticado, com muita gente voltando ao batente só na segunda-feira...
ASSUNÇÃO DA MÃE DE JESUS CRISTO
Essa data celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus. De acordo com os relatos bíblicos, Maria teria morrido durante o sono em 15 de agosto do ano 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus.
ENTENDA A MUDANÇA DO FERIADO
Toda cidade tem direito a quatro feriados municipais. Em 1990, o prefeito Alexandre Ceranto escolheu o dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, como um deles, porém, os comerciantes reclamavam por ter de fechar as portas em um período de vendas de final de ano.
Desta forma, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, naquela época, fez o pedido ao bispo Dom José Maria Maimone para que a data fosse substituída. E em 1997, para atender à ACIU e à Igreja Católica, o feriado foi mudado para 15 de agosto, quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
É oportuno lembrar que em Umuarama, além da Assunção de Nossa Senhora, são feriados municipais os dias de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, 4 de outubro; e a Sexta-feira Santa (data móvel). Há também o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro), que foi incluído no calendário municipal em 2024.
IMAGENS: Fotos de Prefeitura de Umuarama