Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - MONT SION
Anúncio - 2026
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
NA PROGRAMAÇÃO
Expo Umuarama realiza primeiro julgamento de Nelore pintado do PR
Com 140 animais inscritos, criadores de três estados levam à pista exemplares da variedade de pelagens que vem conquistando espaço no mercado pecuário
Publicado em 12/03/2026 às 18:30 Italo
Expo Umuarama realiza primeiro julgamento de Nelore pintado do PR

Uma das novidades da Expo Umuarama 2026 promete chamar a atenção do público e dos criadores: o primeiro julgamento oficial de Nelore pintado do Paraná. A variedade, definida como ‘Nelore variedade pelagens’, estará representada por cerca de 140 animais, que vão ‘desfilar’ nos dias 20 e 21 de março, a partir das 9h, na Pista de Julgamento Orlando Mesquita da Silva, do Parque de Exposições de Umuarama.
Os exemplares são de criadores do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e serão avaliados por jurados credenciados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu [entidade responsável por regulamentar os julgamentos das principais raças zebuínas no Brasil].
Embora o julgamento seja inédito no Estado, o Nelore pintado já havia despertado curiosidade na edição passada da Expo Umuarama, quando alguns exemplares foram expostos no parque e se tornaram um dos pontos mais fotografados da feira promovida pela SRU (Sociedade Rural de Umuarama).
“Foi um sucesso”, afirma a coordenadora do setor animal da SRU, Cleusa Santos. Ela destaca que as pelagens marcadas, com manchas pretas ou avermelhadas sobre o fundo branco característico da raça, transformam o animal em um verdadeiro espetáculo visual, somado ao seu porte imponente.
“Mas trata-se de uma variação fenotípica dentro da raça Nelore... A aparência garante beleza, sim, mas junto dela há muitas outras características produtivas valorizadas na pecuária”, explica, destacando rusticidade, fertilidade, longevidade e carcaça de alto rendimento da raça zebuína Nelore. 

Expo Umuarama, vitrine da genética

Nos últimos anos, o ‘Nelore variedade pelagens’ tem conquistado espaço no mercado justamente por aliar rusticidade, adaptação ao clima brasileiro e qualidade genética, atributos já reconhecidos no Nelore tradicional, com o diferencial estético que desperta interesse crescente entre criadores e investidores.
Para o presidente da SRU, Milton Gaiari, trazer o julgamento ao evento é também uma forma de acompanhar a evolução da pecuária nacional e valorizar novas tendências do setor.
“O Nelore pintado vem crescendo muito no Brasil e despertando interesse de criadores de várias regiões. Para a Expo Umuarama é uma satisfação sediar o primeiro julgamento do Paraná, reunindo animais de alto nível e mostrando ao público a força e a diversidade da pecuária brasileira”, ressalta.
Segundo ele, a expectativa é de que o desfile dos animais na pista seja um dos momentos marcantes da programação pecuária da feira, reunindo criadores, técnicos e visitantes curiosos para conhecer de perto uma das variedades que mais têm chamado a atenção dentro da raça Nelore.
“Além de movimentar o ambiente técnico da exposição, o julgamento também reforça o papel da Expo Umuarama como vitrine de genética e inovação no agronegócio regional”, ratifica o presidente.

Causou sensação: Nelore pintado na Expo Umuarama 2025 chamou a atenção do público.

O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari e o troféu ‘Nelore pintado’: variedade está em altíssima valorização na pecuária.

FONTE: Expo Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - ITALO CARICATURA
Anúncio - CARICATURA ITALO 2
Anúncio - banner lateral INSTITUCIONAL
Comentários
Veja também