Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - rodape mobile
Anúncio - Mobile
ASTRONOMIA
Umuarama é tetracampeã brasileira no lançamento de foguetes!
A conquista é de 3 estudantes do Curso Técnico Integrado em Química do IFPR
Publicado em 08/11/2017 às 15:24 Italo
Umuarama é tetracampeã brasileira no lançamento de foguetes!

Uma equipe de três estudantes do Curso Técnico Integrado em Química do IFPR-Campus Umuarama, composta por João Victor Chiquito de Carvalho, Creir da Silva e Vitória Maciel Delai; acompanhada pelo professor de Física José Adolfo Mota, participou da XI Jornada de Foguetes promovida Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Durante os quatro dias de competição a equipe de Umuarama lançou seus foguetes construídos de garrafa pet e movidos a ácido acético e bicarbonato de sódio, juntamente com outras 53 equipes de diferentes Estados brasileiros.

Ao final da competição a equipe de Umuarama consagrou-se tetracampeã brasileira no lançamento de foguetes, com a metragem de 241 metros. Além de trazer o troféu de campeã, uma réplica do foguete VLS 40, a equipe assistiu a várias palestras, incluindo a do astronauta brasileiro Marcos Pontes.

De acordo com a estudante Creir, o campeonato foi construtivo tanto em relação aos diferentes conhecimentos aplicados na elaboração dos foguetes e da base, quanto à convivência com competidores de diferentes regiões do País. Todos os estados, exceto Sergipe, estavam representados no campeonato.

Os estudantes foram receptivos, sendo que havia uma distribuição nos alojamentos de forma que contribuiu para interação entre os alunos. A participação dos Institutos Federais foi bem efetiva, do IFPR tinha três equipes participando: Coronel Vivida, Cascavel e Umuarama. A estudante ainda acrescentou “Foi muito enriquecedor e eu gostaria de ir novamente”.

Desde de 2012 o IFPR-Umuarama possui um projeto de incentivo e preparo de estudantes do Ensino Médio para a competição. A preparação consiste em recordar conceitos de Física, Aerodinâmica, Química e Astronáutica.

Além disso, os participantes colocam as mãos na massa construindo suas bases e foguetes. Para isso, os estudantes precisam integrar conhecimentos científicos e estabelecer conexões com o aprendizado de sala de aula. Após a fase de preparação, eles participam da etapa local de lançamento de foguetes, que é a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) classificando as melhores equipes para a etapa nacional.

A comunidade do IFPR parabeniza a todos que estão envolvidos nesse projeto, especialmente aos estudantes que conquistaram o tetracampeonato da Jornada Brasileira de Foguetes!

FONTE: Professor Dr. Otávio Akira Sakai, Doutor em Física

FOTOS: Adolfo Mota

www.colunaitalo.com.br

Anúncio - MAIO 2018 Anúncio - Promoção de Inverno
Comentários
Veja também