Coluna Italo | Amigo Secreto, a tradicional brincadeira que atravessa séculos

Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Cursos Tecnicos
Anúncio - Ponta de Estoque mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - rodape mobile
Anúncio - AGOSTO
Anúncio - Interlagos mobile
É TEMPO DE FESTAS
Amigo Secreto, a tradicional brincadeira que atravessa séculos
Acredite se quiser: ela surgiu na Grécia no século 18 e, agora, já tem até versão online!!!
Publicado em 11/12/2017 às 09:34 Italo
Amigo Secreto, a tradicional brincadeira que atravessa séculos

Chega a época de final de ano e é a mesma coisa. Muita correria, eventos e confraternizações se acumulando e, claro, os velhos comentários de “Nossa, como esse ano passou voando!”.

Outra característica do período é a troca de presentes do “Amigo Secreto”. Seja entre família, grupos de amigos ou funcionários de empresas, muitos seguem a tradição que, além de garantir que ninguém saia de mãos vazias, faz bem ao bolso de quem não precisa adquirir um mimo a cada um dos conhecidos.

Também conhecido como “Amigo Oculto”, não há consenso de quando surgiu a brincadeira. Alguns apontam como inventores os povos nórdicos do século 18, que trocavam os presentes para celebrar seu pacto com os deuses. Outros atribuem a invenção aos habitantes da Grécia Antiga, que presenteavam aleatoriamente pessoas influentes em algumas datas festivas. Há, ainda, os que falam do início da brincadeira entre operários americanos que queriam presentear os amigos no fim do ano, mas perceberam que nem todos da equipe eram tão amigos assim...

Qualquer que seja a origem, todo mundo já deve ter participado de, pelo menos, um “Amigo Secreto” na vida.

O “AMIGO” VIROU ELETRÔNICO...

É quase uma tradição de “Amigo Secreto” ter que realizar o sorteio por duas, três, quatro vezes, até que se consiga fechar o “quem tirou quem”. Isso porque, nos papeizinhos, acontece bastante de uma pessoa tirar-se a si mesma, fazendo com que todos tenham que devolver seus papéis para reiniciar o processo.

Com a evolução das tecnologias e dos aplicativos, quem não quer mais passar por isso, agora, tem a opção dos sorteios online!!!

São várias as plataformas existentes. Ali, todos os participantes se cadastram e o software faz automaticamente o sorteio, mandando para cada um a pessoa tirada. Além de evitar problemas com a separação, as ferramentas oferecem outras funcionalidades, como a colocação online da lista de presente para preenchimento; a possibilidade de envio de mensagens anônimas para “mexer” com o “Amigo” tirado; e uma funcionalidade de lembrete com a data e o local do evento, para que ninguém perca o prazo de aquisição do seu presente.

No mais, Boa Sorte no presente que você vai ganhar de seu “Amigo Secreto”. O que vale mesmo é a confraternização, a amizade e a alegria desses momentos mágicos celebrando o Natal e o ano que finda... (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

www.colunaitalo.com.br

 

Comentários
Veja também