Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - rodape mobile
CARRÃO NA GARAGEM...
Ninguém suporta mais os preços e consumo de combustíveis cai!
O único jeito encontrado é abastecer menos ou usar ônibus...
Publicado em 17/01/2018 às 00:25 Italo
Ninguém suporta mais os preços e consumo de combustíveis cai!

Mesmo com uma frota cada vez maior, o preço do combustível que está pesando mais no bolso foi determinante para que muita gente diminuísse as idas aos postos para abastecer no ano passado.

Com base nos dados da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio-PR (Federação do Comércio, de Bens e Serviços e Turismo do Paraná), o consumo de combustíveis caiu 15% de janeiro a novembro do ano passado, se comparado a igual período de 2016. Esse foi o segmento – entre todo o varejo analisado – com maior retração nas vendas, seguido por farmácia (-6,87%) e autopeças (-1,53%).

Apesar disso, o varejo regional conseguiu fechar o ciclo com aumento no consumo de 1,05%. Pode parecer pouco, mas quem vinha amargando perdas consecutivas esse é o sinal do início da recuperação. “Acreditamos que 2017 foi o primeiro passo e que 2018 será um ano mais promissor”, avalia o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná), Marcos Tadeu Barbosa.

Exemplo prático disso é que vendas em lojas de departamentos tiveram um crescimento bastante considerável, sobretudo considerando a reta final de 2017.

Ante o período de 2016, o segmento contabilizou aumento nas vendas de 13%, seguido por livrarias e papelarias (9,35%) e supermercados (8%). “Os supermercados se justificam pela deflação dos alimentos”, destaca a economista Regina Martins, ao avaliar que esses são os sinais de que a crise começa a se despedir, mas que ainda há um longo caminho pela frente. “Por outro lado, os combustíveis passaram a pesar mais no bolso, então a regra tem sido economizar. Abastecer menos, usar meios alternativos de transporte e assim se deixa mesmo de consumir”, afirmou.

www.colunaitalo.com.br

Anúncio - Promoção de Inverno Anúncio - MAIO 2018
Comentários
Veja também