Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
3ª IDADE
Celular: Vilão ou mocinho?
Como o aparelho pode colaborar com as funções cerebrais?
Publicado em 29/10/2019 às 08:22 Ítalo
Celular: Vilão ou mocinho?

Os telefones celulares da nova geração não são apenas aparelhos de comunicação sofisticados – hoje, é possível gravar, fotografar, escutar músicas e gravar compromissos com apenas um toque na tela.

Estudos destacam que o uso do celular faz parte de um processo chamado de aprendizagem e estímulos digitais; processos que otimizam o desempenho das habilidades mentais. Uma das hipóteses é que quando utilizamos o aparelho, realizamos uma estimulação cognitiva, uma vez que temos que nos lembrar dos procedimentos digitais para realizar tarefas nos dispositivos.

Sabe-se também que, com a repetição rotineira de tarefas no aparelho celular, muitas ações tornam-se uma memória de longo prazo, também chamada de memória de procedimentos. Ou seja, um dia foi uma aprendizagem nova, mas com a repetição de execução de ações torna-se uma ação automatizada.

Adicionalmente, sabe-se que as ações realizadas durante atividades de aprendizagem digital geram benefícios nas habilidades de raciocínio, memória operacional, funções executivas, percepção visual (tocar e manusear funções na tela do aparelho) e os benefícios no processo atencional para focar em informações relevantes naquele dado momento.

Funções do celular que auxiliam na memória:

Fotografar momentos e imagens que queremos guardar na memória;

- Lembrar de tomar um ou mais medicamentos;

- Utilização de procedimentos bancários em aplicativos;

- Interação social em redes sociais;

- Pedidos de comidas para pronta entrega;

- Realização de jogos de atenção e de raciocínio para estimular habilidades mentais.

Estes foram alguns exemplos para entendermos a complexidade do uso do celular e seus estímulos. Por isso, quando tiver dúvida se o uso do celular gera comodismo ou estímulos, saiba que nos formatos atuais – iOs ou Android – você estará realizando a estimulação das suas habilidades mentais.

Caso tenha dificuldades para aprender a manusear o aparelho, tente superar este desafio, que poderá trazer benefícios em seu dia a dia. Lembrando que, isoladamente, o uso do celular não será uma ação preventiva de declínio cognitivo; entretanto, a sua utilização é um estímulo que traz benefícios no dia a dia.

Uma franquia especializada tem mais de 50 jogos e outras ferramentas com o propósito de aprimorar a sua capacidade cerebral, é a rede Supera – Ginástica para o Cérebro, que já está presente em Umuarama!

Para fazer uma aula experimental gratuita, ligue para (44) 99166-3284 ou pode ir direto ao Supera, que fica ao lado do Supermercado Cidade Canção - Av. Paraná, 5885 - 2 - Zona III, Umuarama - PR, 87502-000.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também