Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
CRIATIVIDADE
Como desenvolver essa habilidade?
O Dia da Criatividade é comemorado hoje 17 de novembro
Publicado em 17/11/2019 às 13:02 Ítalo
Como desenvolver essa habilidade?

Quando pensamos nessa habilidade, o que vem à sua mente? Por definição, criatividade significa ”inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar”. Na prática, é a capacidade que temos de recombinar informações adquiridas, a fim de criar novas formas para solucionar questões.

A notícia boa é que todo mundo pode ser criativo! Para a neurociência, a criatividade resulta da combinação das atividades já registradas em partes do cérebro e não da atividade de algum “centro de criatividade” cerebral. A partir dos nossos 5 sentidos, nosso cérebro é capaz de recombinar todas as informações adquiridas no hipotálamo e a partir disso, criar processos de aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da criatividade.

Assim, a capacidade de ser criativo está associada à habilidade de enxergar o que aparentemente não está acessível aos olhos. Para isso, o cérebro necessita de atividades inovadoras, que estimulem seu bom funcionamento. Isso requer atividades que trabalhem com 3 grandes princípios: novidade, variedade e desafio crescente.

“Há evidências crescentes que sugerem que o que fazemos, a variedade e a complexidade crescente do que fazemos em cada etapa da vida tem um impacto sobre o funcionamento do cérebro mais tarde. A forma como você trata seu cérebro hoje pode afetar seus anos de saúde mental e capacidade de realizar para o agora”, declara Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método SUPERA.

A ginástica cerebral do Método SUPERA – maior rede de escolas de ginástica cerebral da América Latina –  faz com que nossas funções executivas sejam intensificadas e garanta diversos benefícios às habilidades cognitivas e emocionais, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.

Por meio de atividades lúdicas – como jogos educativos, dinâmicas e a prática de exercícios de raciocínio lógicos – o aluno desenvolve habilidades essenciais para um bom desempenho cognitivo e o estímulo da criatividade.

Proporcionar desafios ao cérebro é o lema desta prática que já mudou a vida de mais de 130 mil alunos do SUPERA. Quer saber como ser mais criativo? Confira dicas para “pensar fora da caixa”:

Mantenha a mente aberta: para alguns especialistas, a criatividade está ligada ao apetite por conhecimento. Por isso, pessoas criativas geralmente se dedicam a assuntos sobre os quais elas ainda não sabem. Portanto, quanto mais diversificado for o seu grupo de amigos, melhor. Conviver com pessoas de áreas de atuação diferentes da sua e que pensam diferente de você pode ajudá-lo a ter ideias inovadoras.

Enxergue o problema: para resolver o problema da melhor forma possível, é preciso primeiro enxergá-lo. Se a solução para algum problema não aparece, é um sinal de que você está tentando responder à pergunta errada. Questione. Pensar em coisas novas exige fazer novas perguntas.

Valorize suas ideias: às vezes as expectativas bloqueiam o processo criativo e a frustração acaba minando a criatividade. Por sorte, ninguém pode acabar com esta capacidade sem o seu consentimento. Então, confie na sua intuição e valorize cada ideia nova. Anote em uma folha de papel, rabisque, escreva e coloque em prática.

Combine ideias antigas: os melhores insights vêm da combinação de ideias que inicialmente não parecem ter relação nenhuma. Por exemplo, escolha duas palavras aleatoriamente de um texto e invente uma combinação. É um bom exercício de criatividade.

Exercite seu cérebro: o aumento de ondas cerebrais acontece justamente no insight. Se a criatividade é a combinação de várias ideias, é preciso obviamente ter várias ideias na cabeça. Então, alimente o seu cérebro com novidades. Leia sobre diversos assuntos, vá a lugares onde você nunca foi, faça amigos e pratique ginástica cerebral (atividades que ativam seus neurônios). Manter as conexões em atividade é a principal receita para deixar a criatividade “fluir” no cérebro.

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa Método SUPERA

Supera em Umuarama

Para fazer uma aula experimental gratuita, ligue para (44) 99166-3284 ou pode ir direto ao Supera, que fica ao lado do Supermercado Cidade Canção - Av. Paraná, 5885 - 2 - Zona III, Umuarama - PR, 87502-000.

E tem mais, a rede Supera está com preços especiais: Você pode ganhar até 50% em descontos! Faça já uma visita sem compromisso!

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também