Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
FIM DAS FÉRIAS...
Umuarama: Volta à escola no dia 7 de fevereiro
As aulas serão presenciais seguindo recomendações da Secretaria de Estado da Educação
Publicado em 27/01/2022 às 08:08 Ítalo
Umuarama: Volta à escola no dia 7 de fevereiro

Seguindo a Nota Orientativa 03/2021 e a Resolução 860/2021 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Secretaria Municipal de Educação mantém a previsão de início das aulas presenciais da rede municipal de Umuarama no dia 7 de fevereiro, uma segunda-feira.

O município vai seguir o calendário e as recomendações da Secretaria de Estado da Educação e retomar as aulas presenciais de forma integral (sem escalonamento) ao final do período de férias. Conforme a resolução da Sesa, cada instituição de ensino é responsável pela elaboração, implantação e monitoramento e cumprimento do protocolo de biossegurança, a fim de reduzir o risco de contaminação e transmissão do coronavírus no ambiente escolar, com base nas orientações sanitárias. “A adoção de medidas mais restritivas requer uma análise pontual de cada caso e as decisões devem ser proporcionais à realidade de cada instituição”, recomenda.

A secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, disse que a pandemia é tema recorrente na preparação dos professores e equipes pedagógicas. “Discutimos de forma constante as resoluções das autoridades em saúde, as orientações do COE (Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19) e os procedimentos necessários para evitar a transmissão do vírus no ambiente escolar”, explicou.

Entre os cuidados, as escolas vão aferir a temperatura dos alunos na entrada e exigirão o uso de máscara durante todo o período letivo – inclusive fornecendo unidades descartáveis caso o aluno chegue ao estabelecimento sem a sua proteção individual.

“Além disso teremos tapetes sanitizantes, álcool gel em todos os ambientes e estimularemos o distanciamento nos intervalos e a higienização constante das mãos e das carteiras”, acrescentou Mauriza.

O tema covid-19 faz parte do planejamento das aulas, em conjunto com as ações de promoção da saúde. O assunto foi integrado às disciplinas escolares para agregar conteúdo ao aprendizado. A escola é um espaço de promoção da saúde e prevenção de doenças para apoiar a saúde geral e o bem-estar das crianças, suas famílias e comunidades, e com o respeito às medidas de prevenção, é um ambiente seguro para os trabalhadores da educação.

“Estamos realizando reuniões nesta semana com diretores e coordenadores das 22 escolas e 19 centros de ensino infantil (CMEI) de Umuarama e também teremos a semana pedagógica com os professores. Vamos reforçar os cuidados, ajustar os últimos detalhes e deixar tudo pronto para receber nossos alunos no dia 7”, completou Mauriza Menegasso, destacando que os cuidados serão estendidos ao transporte escolar, merenda e atividades realizadas fora da sala de aula. Conforme a nota orientativa, para o retorno seguro ao ensino presencial é crucial que as escolas estejam preparadas para prevenir a transmissão do Sars-CoV-2, pois “as instituições de ensino cumprem um importante papel na redução da propagação de doenças ao proporcionar ambientes de aprendizado seguros e saudáveis”.

FONTE: Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também