Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
BOLSONARO DECIDIU!
Postos de saúde abertos até as 22hs!
Cobrem o cumprimento desse decreto a partir de hoje, dia 9
Publicado em 09/05/2019 às 11:42 Italo
Postos de saúde abertos até as 22hs!

O Ministério da Saúde publicará nesta quinta-feira (9) a portaria que amplia o horário de atendimento de unidades básicas de saúde!

A orientação do presidente Jair Bolsonaro foi levada aos prefeitos reunidos em Brasília pelo Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o atendimento à população economicamente ativa que não pode deixar o ambiente de trabalho para consultas.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, as opções de carga horária semanal a serem disponibilizadas aos chamados postos de saúde são 40 horas (esquema atual), 60 horas e 75 horas. Atualmente, a maioria das unidades funciona até as 17 horas. Com a mudança, elas poderão atender até as 22 horas.

Ainda segundo o ministro, a partir da publicação da portaria, prefeitos e secretários municipais de Saúde terão de se organizar para definir qual a carga horária a ser adotada em cada unidade básica de saúde do respectivo município. “Nós estamos dando para eles algumas coisas que eles nunca tiveram. Que as equipes possam ter propostas de trabalho de 40 horas, de 60 horas e de 75 horas. Que eles organizem os horários dessas equipes”, disse.

Outra novidade prevista na portaria, segundo Mandetta, é a possibilidade de cada unidade básica de saúde poder contar com até seis equipes de profissionais e não mais três, como funciona atualmente. A proposta do ministério é que os postos de saúde que aderirem à carga horária de 75 horas semanais possam organizar melhor seu esquema de trabalho tendo disponíveis mais equipes e, em alguns casos, triplicando a verba de custeio.

“A gente espera, com isso, desafogar muito as UPAs [unidades de pronto atendimento] e emergências”, disse o ministro, ao citar como exemplo mulheres que buscam atendimento médico para os filhos depois das 17 horas. “Parece que criança só piora de noite. E aí, o único local que essa mãe tinha era uma UPA. Às vezes, ela atravessava a cidade. Ter até as 22 horas também pode ser um momento para fazer a vacina, colocar tudo em dia, fazer o preventivo”.

FONTE: Ministério da Saúde

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Os postos de saúde pública devem estar preparados para funcionar até as 22 horas. Atualmente essas unidades, mantidas pelo SUS, fecham as portas às 17 horas. A orientação do presidente Jair Bolsonaro foi levada aos prefeitos reunidos em Brasília pelo Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o atendimento à população economicamente ativa que não pode deixar o ambiente de trabalho para consultas. O ministério disponibiliza este ano 150 milhões de reais para ampliar o turno. Para o próximo ano estão previstos 500 milhões de reais. Talkei???

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também