Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
É RUIM, HEIN!!!
Umuarama coberta de fumaça...
Como se já não bastasse a pandemia, mais um problema...
Publicado em 21/09/2020 às 11:23 Italo
Umuarama coberta de fumaça...

Durante a semana que passou, o céu de Umuarama passou vários dias coberto por fumaça. E não era oriunda de queimadas de matagais na área urbana ou nas proximidades. Era fumaça das queimadas no pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul chegando ao Paraná. Ela ficou sobre cidades do oeste e noroeste do Estado. Os meteorologistas monitoraram as imagens de satélite e a direção dos ventos e confirmaram que essa nuvem de fumaça era proveniente das queimadas dos estados do centro-oeste. A distância entre Corumbá, onde há foco no Pantanal, até o noroeste do Paraná é de cerca de 800 quilômetros. Com 14,4 mil focos de queimadas registradas apenas neste ano, 210% a mais em comparação com o ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Pantanal se tornou, assim como a Amazônia, a maior fonte preocupação de ambientalistas do Brasil e do mundo.

PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE

Esse tipo de fumaça, que cobriu o Alto da Avenida Paraná e o centro de Umuarama, não só provoca um ‘cheiro estranho’ como oferece risco à saúde. Para especialistas, ela é muito pior à saúde dos habitantes do que a poluição espalhada por veículos motorizados nos dias de trânsito intenso. Se os incêndios continuarem no MT e MS e não chover aqui no noroeste paranaense, a situação irá se repetir, pois os ventos irão continuar empurrando a fumaça em direção ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul... Caso isso acontecer, será preciso redobrar a atenção porque a qualidade do ar vai piorar e o índice de umidade ficará muito baixo. Há previsão de chuva somente para a segunda quinzena de setembro e de forma pouca volumosa. Além disso, o tempo seco favorece o aumento de focos de queimadas tanto lá no Pantanal como aqui na região de Umuarama e em outras grandes áreas do Paraná. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Imagens de fumaça das queimadas trazida pelos ventos pairada sobre o Alto da Avenida Paraná e no centro de Umuarama. (Fotos: Alex Nascimento)

Violentos incêndios destruíram imensas áreas da vegetação dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na semana passada...

A imagem de satélite mostra o avanço dessa fumaça que chegou ao noroeste do Paraná (Umuarama incluída).

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também