Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
MEIO SÉCULO!!!
50 anos da Diocese de Umuarama!
Igreja Católica anuncia grande celebração em 2023
Publicado em 12/11/2020 às 06:49 Italo
50 anos da Diocese de Umuarama!

A Diocese de Umuarama está preparando a celebração dos cinquenta anos de sua criação que será em 2023. Faz parte da celebração do Jubileu o resgate histórico da sua criação e instalação. Essa longa história teve início com a fundação de Umuarama, em 26 de junho de 1955, quando os Freis Capuchinhos celebraram a Primeira Missa (no local onde hoje está a Igreja Matriz). E foi na Paróquia São Francisco de Assis que o Bispo da Diocese de Campo Mourão Dom Eliseu Simões Mendes, à qual pertencia a paróquia, fez as reuniões para preparar a criação da nova Diocese e encarregou os Freis para conduzir os trabalhos para a sua instalação. No ano de 1968 Dom Eliseu esteve na paróquia nos meses de junho e julho marcando os primeiros passos para a instalação do futuro bispado. Foram realizados vários encontros com as pessoas mais capacitadas e de projeção. Foram constituídas três equipes responsáveis e realizados os primeiros trabalhos exigidos pela Santa Sé. A paróquia São Francisco, a única na cidade, no ano 1970 era atendida por cinco Freis e além da própria cidade dava assistência religiosa a grande parte das capelas que formam a diocese atual e continuavam os preparativos para a criação da nova diocese. Com esse objetivo no dia 15 de maio de 1970 houve uma reunião na casa paroquial de Umuarama quando Dom Eliseu nomeou diversas comissões para a construção da casa do Bispo em Umuarama. A Comissão foi assim constituída: Pe. Frei Orlando Busato, o prefeito municipal João Cioni Neto, um vereador, o promotor de justiça, representantes das indústrias e dos profissionais liberais. No dia 20 de setembro de 1970 o Bispo Dom Eliseu Mendes celebrou missa no local onde seria a futura catedral e estava sendo construída a casa para o Bispo. Durante oito dias ele permaneceu na cidade conscientizando o povo sobre a nova diocese. A construção da casa para o bispo foi iniciada no dia 10 de setembro de 1970. Novamente o Bispo Dom Eliseu Mendes esteve na paróquia no dia 20 de junho de 1973 ocasião em que, durante um almoço oferecido às autoridades e amigos, leu o telegrama da Nunciatura criando a Diocese de Umuarama e ao mesmo tempo anunciando o nome do primeiro bispo: DOM JOSÉ MARIA MAIMONE. A posse do Bispo Dom José Maria Maimone aconteceu no dia 16 de setembro de 1973 com a presença de quase todos os bispos do Paraná, muitos sacerdotes e uma multidão de mais de 20.000 pessoas. A posse histórica foi realizada na Igreja Matriz São Francisco de Assis. No dia 25 de setembro de 1973 o novo bispo tomou uma das primeiras providências que foi nomear o vigário geral da Diocese, como o seguinte ofício: “Pelo presente tenho a satisfação de nomear Pró-Vigário geral da Diocese de Umuarama o Revmo. Sr. Frei Orlando Busato, Capuchino. Dando fé subscrevo-me, suplicando a Deus suas bênçãos para feliz e proveitoso desempenho dessa missão. Dom José Maria Maimone, Bispo Diocesano”.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

A São Francisco de Assis, construída toda de madeira e no quarteirão onde hoje está a Matriz, os Freis Capuchinhos construíram a primeira igreja de Umuarama. Com o nome do Padroeiro da cidade, a obra foi custeada com a arrecadação das tradicionais quermesses e campanhas de doações da comunidade que a Igreja Católica promovia na época.

A atual Igreja Matriz São Francisco de Assis, situada no mesmo local onde existia nos anos 1950 a antiga igreja de madeira (peroba). Uma obra gigante, que pode ser vista de diversos ângulos da geografia urbana da Capital da Amizade. (Fotos: Acervo histórico da Coluna ITALO)

Logo das comemorações do cinquentenário da Diocese de Umuarama, marcadas para o ano 2023.

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também