Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
A SELVA PEDE SOCORRO!!!
Eles estão destruindo a Amazônia!!!
De janeiro a maio foram desmatados 2.337 Km² (quilômetros quadrados!!!)
Publicado em 07/06/2021 às 11:29 Italo
Eles estão destruindo a Amazônia!!!

Dados do sistema DETER, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na semana passada mostram que os alertas de desmatamento na Amazônia seguem crescendo em ritmo alarmante. Os dados até o dia 28 de maio deste ano mostram um aumento de 41% na área com alertas de desmatamento em relação aos registrados em maio de 2020. Com 1.180 Km², foi o mês com maior área de alertas neste ano, e o maior maio da série Deter-B. Somente neste ano 2021, entre janeiro e maio, foram 2.337 Km², um aumento na área de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado, apesar da cobertura de nuvens ter sido superior em agora em 2021, de janeiro a maio, e apesar de ter chovido mais na região norte – o que em tese, deveria desacelerar o desmatamento.

No dia 31 de maio de 2021, o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), divulgou dados que apontam que o mês de maio deste ano também teve o pior índice de focos de calor na Amazônia e Cerrado, desde 2007.

Os satélites mostram que na Amazônia foram 1.186 focos de calor, um aumento de 40,6% em relação ao ano passado. No Cerrado, foram 2.649 focos, uma alta de 78,8% em relação ao mesmo período de 2020.

“Além de um presidente e um ministro do meio ambiente atuando contra a proteção ambiental, o Congresso tem contribuído com essa política de destruição, enfraquecendo deliberadamente as leis que protegem a floresta e seus povos.

O resultado de maio não poderia ser diferente já que os retrocessos na governança ambiental só aumentam”, explica Rômulo Batista, porta-voz da campanha de Amazônia do Greenpeace.

AMEAÇAS LEGAIS

Ocupado com as investigações e inquéritos sobre o comércio internacional de madeiras, o ministro Ricardo Salles fechou os olhos para o controle do desmatamento, que segue a passos largos, inclusive em terras públicas.

Enquanto isso o Congresso Nacional discute projetos de lei que vão piorar ainda mais a situação, à exemplo dos PLs 2633/2020 e 510/2021, que visam flexibilizar os critérios da regularização fundiária, o que na prática anistia grileiros, enquanto cerca de ⅓ do desmatamento na Amazônia é ocasionado por grilagem.

Além disso, os PLs 191/2020 e 490/2007 são um verdadeiro ataque aos povos indígenas e seus territórios, pois visam abrir terras indígenas para atividades predatórias como mineração e avanço do agronegócio.

“Ainda que estes projetos estejam em tramitação, já é suficiente para adicionar combustível às motosserras.

Ao seguir permitindo que a Amazônia seja perdida dessa maneira, nossos governantes afetam também a oferta de serviços ecossistêmicos que ela proporciona à sociedade”, completa Rômulo.

TRISTE ALERTA:

“Manter a saúde da floresta é manter a nossa saúde e nosso bem-estar, precisamos de uma vez por todas entender que não há progresso ou desenvolvimento possível sem natureza”, enaltece Rômulo Batista, porta-voz da campanha de Amazônia do Greenpeace.

FONTE: Das agências de notícias internacionais IMAGENS: Greenpeace, Ibama e Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também