Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
UM 26 DE JUNHO ESPECIAL!
O DESFILE DA ALEGRIA E EMOÇÕES!
É incrível, mas há mais de uma década não acontece o épico desfile celebrando o aniversário de Umuarama; o último foi em 2012
Publicado em 01/06/2024 às 13:21 Italo
O DESFILE DA ALEGRIA E EMOÇÕES!

Após 12 anos Umuarama voltará a ter um desfile cívico militar na programação do seu aniversário, comemorado em 26 de junho – o último realizado na data ocorreu em 2012. “Tivemos um desfile de 7 de setembro em 2019, porém no aniversário da cidade já tem mais de uma década. É uma tradição importante para a cidade, do ponto de vista cívico, histórico e cultural, que volta neste ano em grande estilo, com a participação das nossas escolas, organizações e entidades”, anunciou o prefeito Celso Pozzobom.

A organização está por conta da Secretaria Municipal de Educação, que no início de maio reuniu representantes de entidades e parceiros que manifestaram interesse em participar do memorável evento. O desfile terá início às 9 horas do dia 26 de junho e deve durar entre uma hora e meia a duas horas, descendo pela Avenida Paraná da Praça Arthur Thomas até a Santos Dumont.

O palanque das autoridades será montado no baixadão da Paraná, no cruzamento com a rua Governador Ney Braga. A professora Cidinha Meira, que está à frente da organização, lembrou que há cerca de 50 anos a Secretaria de Educação organiza os desfiles celebrando a fundação da Capital da Amizade.

“O trabalho envolve toda a equipe da secretaria, bem como as entidades participantes e parceiros de outras secretarias municipais. Depois de cinco anos do último desfile (7/09/2019), é hora de mostrar que as coisas estão bem, que Umuarama está muito bem e que por isso merece comemorar o seu 69º aniversário com uma atração tão especial”, disse a professora.

O tema da parada cívica será “Umuarama 69 anos – O que fomos, o que somos e o que seremos”. Para a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, “será um momento especial para as crianças, que trará alegria e felicidade e estimulará a pesquisa, a criatividade e a cultura, envolvendo os pais, a comunidade escolar e toda a população”, afirmou. Além das organizações civis, haverá a participação de 23 escolas municipais.

A professora Cidinha apresentou aos representantes das entidades os critérios estabelecidos para a participação no desfile e como será a realização. Cada entidade poderá levar blocos de até 80 integrantes e será informado sobre a sua posição na ordem dos participantes, devendo chegar com antecedência mínima de 40 minutos para se posicionar corretamente. O município providenciará instalações sanitárias e uma equipe de primeiros socorros para emergências. A secretaria encaminhará um documento com orientações gerais a todas as entidades inscritas.

“O desfile recorda a história e mantém vivas as memórias da nossa cidade, da nossa cultura, e transmite aos mais novos um pouco do caminho percorrido pela população para a cidade chegar aonde está. Em nome do prefeito, agradeço a dedicação toda a equipe envolvida e também a participação das entidades e organizações, fundamental para o sucesso desse importante evento resgatado no 69º aniversário de Umuarama”, completou Mauriza Lima.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

O desfile de 26 de Junho tem uma tradição de mais de meio século, celebrando de forma retumbante a data da fundação de Umuarama, a Capital da Amizade do Brasil!

É até difícil acreditar que essa parada cívica não acontece há doze anos... A comunidade umuaramense merece aplaudir essa atitude do prefeito Celso Pozzobom em resgatar a comemoração dessa data magna, num evento cercado de alegrias e emoções reunido na Avenida Paraná as gerações de Umuaramenses – as famílias pioneiras e as novas gerações!

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também