UMUARAMA
A CIDADE AMIGA DOS IDOSOS!!!

O número de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil aumentou 57,4% nos últimos 12 anos, segundo o Censo Demográfico 2022. Ao todo, são mais de 22 milhões de brasileiros nessa faixa etária.
Em contrapartida, houve redução no número de pessoas com até 14 anos, o que somado ao cenário dos idosos revela o envelhecimento da população brasileira.
Sendo o Brasil um País com muitas diferenças socioeconômicas, cada região ou cidade tem um preparo diferente para cuidar da qualidade de vida dos idosos. É o que mostra o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade).
E, na intenção de detalhar a situação da Terceira Idade, procuramos mais informações sobre o assunto e encontramos um importante levantamento divulgado pelo Instituto Longevidade Mongeral Aegon que revela quais são as melhores cidades do Brasil para se aposentar e aproveitar essa fase da vida com tranquilidade.
Os resultados foram obtidos com base em três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde, que revelam as atuais condições das cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender bem à população com mais de 60 anos. Trata-se do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), que chega à terceira edição, analisando 23 indicadores em cada variável.
Entre os quesitos avaliados estão: leitos hospitalares, profissionais de saúde, cobertura vacinal, procedimentos hospitalares e ambulatoriais, óbitos por doenças infecciosas, carga tributária, engajamento cívico de idosos, conectividade, capacidade de consumo de aposentados, segurança financeira, vulnerabilidade social, endividamento municipal, entre outros.
No Brasil, a cidade que ocupa a primeira posição é São Caetano do Sul, localizada no interior de São Paulo. Ela tem pouco mais de 160 mil habitantes e alcançou a pontuação mais expressiva do País. Foram 69,7 pontos na economia, 67,8 em socioambiental e 76,5 em saúde.
UMUARAMA ENTRE AS CIDADES MAIS AMIGAS DA TERCEIRA IDADE NO PARANÁ!
E, para nós umuaramenses, quando o levantamento mostra a realidade no Paraná, a grande revelação é que a Capital da Amizade está entre as cidades grandes (com mais de 100 mil habitantes), i que faz dela uma Cidade Amiga da Terceira Idade!
Quem aparece no topo desse ranking é Curitiba, seguida de Londrina e Maringá, que ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente. Em quarto e em quinto lugar aparecem as cidades de UMUARAMA e Toledo.
Entre as cidades médias (com população entre 34.850 e 99.999 habitantes), o destaque é Cornélio Procópio, que fica a cerca de 160 quilômetros de Maringá. Em segundo lugar aparece a cidade de Pato Branco, na região sudoeste do estado, seguida por Francisco Beltrão, Campo Mourão e Dois Vizinhos, também no sudoeste.
Já entre as cidades pequenas (com menos de 34.850 habitantes), a primeira posição fica com o município de Formosa do Oeste, a pouco mais de 200 quilômetros de Maringá. Na segunda e terceira posições aparecem as cidades de Turvo, na região centro-sul do Paraná, e Santa Helena, que fica no centro da Costa Oeste do estado, entre os municípios de Guaíra e Foz do Iguaçu. Por fim, a quarta e quinta posições ficam com as cidades de Pranchita, que faz fronteira com a Argentina, e Esperança Nova, a 230 quilômetros de Maringá.
FONTE: IBGE – GMC Online
IMAGENS: Prefeitura de Umuarama, Mayara Cristina (foto capa) e Asaff Saab de Souza (foto interna)
No Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) Umuarama está em 4º lugar entre as cidades grandes (com mais de 100 mil habitantes), o que faz dela uma Cidade Amiga da Terceira Idade! (Foto: Prefeitura de Umuarama)