Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
COZINHA NOTA 10!
Merenda Escolar na rede de ensino de Umuarama é uma delícia!!!
O cardápio servido para 10 mil estudantes utiliza ingredientes nutritivos
Publicado em 03/09/2023 às 14:38 Ítalo
Merenda Escolar na rede de ensino de Umuarama é uma delícia!!!

Cada município tem liberdade para produzir e servir a merenda escolar aos alunos da rede pública de ensino, desde que respeite os parâmetros do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em Umuarama, o cardápio de 10.200 estudantes seguramente é um dos mais diversificados – e saborosos – de toda a região. Estrogonofe, bobó de frango, canjiquinha mineira, vaca atolada, sobrecoxas assadas e ervilhas com carne são alguns dos pratos servidos diariamente nas 42 instituições de ensino (escolas e CMEIs).

No início de julho, mais de 230 profissionais (merendeiras, auxiliares e servidores em geral) participaram de um curso especial sobre o preparo de cardápios diferenciados, utilizando ingredientes como grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, canjiquinha e outros alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. “O resultado é que as escolas estão simplesmente surpreendendo no quesito alimentação saudável. E as crianças são só elogios!”, comenta a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

Na Escola Municipal Vinícius de Moraes, no bairro Parque das Jabuticabeiras, por exemplo, além da questão da merenda escolar incrementada, os professores trabalham conteúdos a respeito da alimentação saudável, que está no planejamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “No 1º ano foi trabalhado o tema hábito de alimentares saudáveis, educação alimentar nutricional e reconhecer a importância dos alimentos para saúde do corpo.

No 2º ano foi abordada a Educação Alimentar e Nutricional, estudando as partes dos vegetais utilizados na alimentação e sua dieta saudável e balanceada”, detalhou a diretora Deisy Duarte.

Ela relata que, por conta do Projeto Agrinho, os alunos do 1º ao 5º ano estudaram sobre o alimento que vem do campo, alimentação saudável e cuidados com o corpo, prevenção de doenças e afins.

“Além de desfrutar de comida boa todos os dias, temos garantido pratos cada vez mais saudáveis, assegurando a prevenção de uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e obesidade infantil”, comentou Deisy.

Chefe da Divisão de Alimentação Escolar, a nutricionista Fabiana Cristina Tonon Laino detalha que o setor é responsável pelo planejamento e supervisão dos cardápios propostos às unidades educacionais de acordo com faixa etária. “Nossa equipe conta com motoristas, auxiliares de distribuição, nutricionista, auxiliar administrativo e auxiliar de limpeza, que são responsáveis por receber, conferir, organizar e distribuir gêneros alimentícios em 47 cozinhas divididas em escolas municipais, escolas filantrópicas e CMEIs, que servem aproximadamente 16 mil refeições por dia”, conta.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também