Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
RECEITA DE VERÃO:
DEVEMOS BEBER 3 LITROS DE ÁGUA POR DIA!
Nestes dias dominados por altíssimas temperaturas ela protege nossas vidas. Leia detalhes!
Publicado em 22/01/2024 às 16:39 Ítalo
DEVEMOS BEBER 3 LITROS DE ÁGUA POR DIA!

A água é absolutamente essencial para a vida. Somos capazes de aguentar mais de uma semana sem ingerir alimentos. Mas não aguentamos mais de três dias sem água. Dá para imaginar que nosso organismo tem aproximadamente 60% (adultos) e 75% (bebês) de água? Isso mesmo. Há muita água dentro de nós! É importante saber que essa água toda não fica parada. Ao contrário. Cicla e recicla. Sai para fora do corpo, mas necessariamente tem que voltar, para manter nosso equilíbrio hídrico, essencial à sobrevivência. Por isso, temos que tomar muita água ao longo do dia. Vamos entender como tudo isso funciona, principalmente, nos dias quentes.

A água participa de vários processos fisiológicos. Só para lembrar alguns exemplos, é um componente essencial do sangue, dos sucos digestivos, da urina, do suor, da saliva, do líquor que protege o sistema nervoso central, dos ossos, das articulações e outros tantos mais.

Além disso, tem funções bem definidas e fundamentais à vida como regular a temperatura do corpo. Em dias quentes, ou quando praticamos exercícios, colocamos o calor para fora transpirando muito mais. Em um dia normal, eliminamos uma média de 2,5 litros de água.

Esta água é “perdida” na urina, fezes, pele e respiração. Nos dias mais quentes, transpiramos mais. Por isso, dependendo da intensidade do calor, podemos perder até 3,5 litros por dia. A prática de exercícios prologados, intensos, com duração maior que 1 hora, podem nos fazer perder até 6 litros de água por dia ou mais.

Toda essa água que se perde deve ser reposta. Por isso é que, em condições de temperatura normais, recomenda-se uma média de 2 litros de água por dia, pelo menos. Em dias muito quentes, devemos tomar pelo menos 3 litros por dia. E se fizermos esportes vigorosos, ainda mais no calor, devemos repor até 6 litros por dia. Claro que essas são quantias aproximadas, que servem como parâmetro geral. Mas cada um deve sentir suas necessidades individuais de água e respeitar o que o próprio organismo pede – para mais ou para menos.

A água também está contida em vários alimentos. Nos dias quentes, tendemos a preferir alimentos como as frutas que têm mais água, como uma melancia geladinha, não é mesmo? Vale lembrar que crianças pequenas e alguns idosos não têm condições de manifestarem sede. É sempre importante que os cuidadores lembrem de lhes oferecer água com frequência, ao longo do dia.

Mensagem final: Devemos beber muita água neste verão dominado por altíssimas temperaturas!!!

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também