Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
O FIM DO OURO VERDE!
A ‘Geada Negra’ destruiu a cafeicultura. E assim surgiu retumbante a pecuária...
E nesse novo ciclo Umuarama criou a sua grande feira agropecuária!
Publicado em 19/02/2024 às 15:53 Ítalo
A ‘Geada Negra’ destruiu a cafeicultura. E assim surgiu retumbante a pecuária...

Até a década de 1970, a cafeicultura reinava absoluta no Paraná, que ganhou notoriedade internacional como maior exportador do ‘ouro verde’ do Brasil.

E Umuarama fazia parte desse mapa produtivo, pois a cidade surgiu com a abertura de grandes fazendas de café aqui no imenso território colonizado pela Cia Melhoramentos.

Mas esse reinado veio abaixo em 1975, com a terrível Geada Negra que destruiu todos os cafezais, causando imensos prejuízos e o terrível êxodo rural com milhares de colonos fugindo da miséria para outras regiões do País.

Estava decretado o fim do ciclo do café... E que ficou aqui no Noroeste, tinha que escolher uma nova alternativa para ocupar as terras abandonadas e para sobreviver. Já nessa época existia a criação de gado, mas em pequena escala.

E foi daí que foi definido o destino de Umuarama e de outros municípios dos arredores: investir em pecuária, arrancando os cafezais queimados pela geada brutal e plantando pastagens para a alimentação das boiadas. Essa mudança foi radical e em pouco tempo as paisagens da zona rural estavam todas verdes e habitadas por milhares de bois.

EXAPIU, O PRIMEIRO ‘NOME’ DA EXPOSIÇÃO NÃO AGRADOU MUITO...

Com essa prosperidade é que surgiu a Sociedade Rural de Umuarama e a criação da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama, ostentando a sigla EXAPIU. A bem da verdade, muita gente não gostou da ‘pronúncia’ dessa abreviatura, dava um som esquisito – diziam... No que a gente tem que concordar, basta comparar com Expo Umuarama, uma nominação mais sonora e simpática. É que no início da mostra não existia marketing, criatividade promocional e nem sequer assessoria de imprensa...

Mas a radical mudança só aconteceu no início do século 21, quando foi lançado o belo e famoso ‘Expo Umuarama’, que faz sucesso até hoje. O genial é que além de nominar a grande festa, promove a cidade de Norte a Sul do Brasil e até nos países vizinhos. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

A ‘Geada Negra’ queimou todos os cafezais do Paraná, inclusive os de Umuarama

Década de 1970, começam a surgir nas estradas de Umuarama as grandes boiadas mostrando que um novo ciclo havia nascido...

E surgiram as fazendas dos pecuaristas, que inicialmente investiram na raça Nelore

O sucesso da pecuária no Noroeste paranaense motivou a criação da antiga Exapiu, hoje a Expo-Umuarama.

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também