Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
NA TRILHA DA HISTÓRIA
Na época da fundação, tinha avião todo dia na cidade
Sem estradas, ele foi o primeiro meio de transporte em Umuarama
Publicado em 12/04/2024 às 13:57 Ítalo
Na época da fundação, tinha avião todo dia na cidade

Acredite, é verdade: No século passado, Umuarama já tinha avião! Nos antigos tempos da fundação e colonização, foi o transporte principal Antes mesmo de ser fundada, em 1955, quando este território ainda era coberto inteiramente pela gigantesca mata verde, Umuarama já tinha avião…

Acreditem, é verdade! Nos antigos tempos da fundação e colonização - quando ainda não haviam estradas e, mesmo depois que foram abertas, alagavam em dias chuvosos - foi o transporte principal...

Acontece que, para iniciar a execução do projeto urbanístico da nova cidade, a colonizadora Cia Melhoramentos Norte do Paraná precisava trazer a sua equipe de engenheiros, agrimensores e técnicos que iniciariam os serviços de abertura da grande área para depois iniciar as vendas de terrenos na futura cidade.

A aventura começa em viabilizar a vinda desse numeroso grupo de trabalho. De ônibus era impossível, pois a primeira estrada no meio da selva – estreita e de terra – mais parecia uma trilha, tornava uma viagem um pesadelo que as vezes durava dias… Isso com tempo bom, se chovesse era completamente impossível.

Diante da falta de vias de transportes, a colonizadora teve que executar sua primeira grande tarefa. Abrir um amplo espaço na mata e construir um aeroporto.

A tarefa levou mais de dois meses. Trabalhadores braçais armados de enxadões, enxadas e pás – não haviam motoniveladoras nem tratores, claro – fizeram a ampla pista, larga, toda de terra… Enfim, a mega tarefa estava concluída. E eis que aconteceu a histórica chegada das máquinas voadoras. Pareciam andorinhas descendo uma a uma, eram vários aviões barulhentos aterrissando lotados pelos funcionários da Cia Melhoramentos, fretados pela própria colonizadora.

E essa rotina se repetiu diariamente conforme os serviços foram avançando, até a antiga trilha ter sido alargada e virado uma estrada com possibilidades de viagens de ônibus e jeeps. Enquanto isso, os que haviam chegado antes instalaram os acampamentos para hospedar os funcionários e depois construíram onde galpões onde trabalharia o staff que coordenaria e dirigiria a execução das obras – um amplo escritório de madeira.

INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO EM 1955

O aeroporto foi oficialmente inaugurado no dia 26 de junho de 1955, logo após a Primeira Missa realizado no centro da nova cidade – atual Igreja Matriz.

Foi um acontecimento épico, todos que trabalharam na construção da pista estava lá comemorando ao redor de uma placa indicando que ali começou UMUARAMA. Todos cantaram felizes e emocionados o Hino Nacional e depois teve um festão no meio da mata, ao lado da pista, com direito a churrasco e bailão…

Para muitos vai parecer incrível esta narrativa que faço, mas avião foi o primeiro meio de transporte usado naquela metade do século passado para iniciar a História desta maravilhosa Capital da Amizade do Brasil. Na próxima edição vou contar muitos fatos curiosos que aconteceram nesse período, com o firme objetivo de registrar para a posteridade a grande importância que a aviação teve nos períodos de abertura, fundação, colonização e na primeira década de Umuarama.

As novas gerações lerão e conhecerão detalhes dos primeiros passos desenvolvimentistas de uma bela cidade que nascia abençoada para ser no futuro uma das metrópoles que mais se destacam na geografia paranaense e merecendo até mesmo repercussão nacional em diversos setores de atividade.

Se hoje navegamos em tempo real pela internet, no passado voávamos nas asas daqueles gigantes barulhentos que faziam a cidade parar para ver a sua chegada triunfal, levantando alta poeira naquela pista que dava pra ver daqui do centro…

Emoções épicas de quem viveu essa História. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também