Trilha Da Historia
A BELA FLOR QUE SIMBOLIZA A CAPITAL DA AMIZADE!

Estamos na época mais bonita do ano: as vias públicas e calçadas de Umuarama transformam-se em verdadeiros tapetes coloridos com tantas pétalas coloridas que os ipês deixam cair para dar intensa vida à nossa comunidade!
Nesta época fria do ano, a Capital da Amizade sempre se pinta de amarelo, rosa, roxo e branco. São as cores vibrantes que tornam os ipês instagramáveis pois são verdadeiras joias para fotos e vídeos que são compartilhados nas redes sociais e por todos os cantos da internet...
Ninguém resiste a documentar as centenas de ipês que existem no centro e nos bairros – e na zona rural, claro! – e que são publicados acompanhados de frases e comentários poéticos diante da emoção e alegria que eles causam aos olhos dos apaixonados pela arte fotográfica.
Existem várias cores de ipês, sendo as mais comuns o amarelo, roxo, branco e rosa. Dizem os floricultores que também pode se encontrar ipês com flores verdes, mas por aqui no Noroeste paranaense a gente nunca viu um desses... E cada cor tem seu tempo: de junho a julho é do ipê-roxo; de julho a agosto é do ipê-amarelo; no fim de agosto florescem os ipê-rosas e de setembro a outubro é temporada do ipê-branco. Pena que a duração da florada deles é curta demais: no máximo dez dias! Fato curioso: as flores não têm perfume!!!
A palavra "ipê" tem origem na língua tupi-guarani, significando "árvore cascuda" ou "árvore de casca dura". Essa denominação refere-se à característica marcante da casca dessas árvores, que são conhecidas por sua resistência e durabilidade. Aqui em Umuarama, antigamente, o ipê também era chamado de "pau-d'arco", devido ao uso da sua madeira pelos índios para a confecção de flechas e arcos de caça. Vale lembrar que naquele tempo ainda existiam florestas e delas participavam em grande número todas as espécies de ipês.
Quando começou a urbanização de Umuarama e os primeiros moradores começaram a chegar e a adquirir terrenos para construir casas, eles simultaneamente plantaram ipês com mudas tiradas das matas, que estão presentes até hoje no centro e em todos os bairros da cidade...
A LEI QUE FAZ DO IPÊ (TABEBUIA) ÁRVORE-SÍMBOLO DO MUNICÍPIO
Desde 18 de agosto de 2017 o Ipê, chamado pela botânica de Tabebuia, é a árvore-símbolo do município de Umuarama, instituído pela Lei Ordinária nº 4.211/2017 assinada pelo então prefeito Celso Pozzobom depois de aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Essa lei visa reconhecer a importância do ipê para a cidade, seja pela sua beleza, seja pela sua relevância ecológica.
Através dela ficou foi escolhido o mês de julho como sendo o "Mês do Ipê - árvore-símbolo de Umuarama". E o Poder Executivo Municipal pode realizar campanhas de divulgação e promoção da árvore-símbolo de Umuarama, inclusive com a distribuição e o plantio de mudas de ipês nos perímetros urbano e rural do município.
Vale citar que o ipê desempenha um papel importante na biodiversidade, atraindo polinizadores como aves e abelhas, e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A escolha do ipê como árvore-símbolo reforça a identidade de Umuarama e incentiva a preservação da flora local. A Prefeitura de Umuarama, inclusive, tem realizado constantemente o plantio de mudas de ipês em áreas públicas, como parte das ações de reflorestamento da cidade. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
IMAGENS: Mayara Cristina
Que close fantástico! O moderno edifício Burle Marx no alto do céu ornamentado pelas maravilhosas flores do Ipê rosa!!! (Foto exclusiva Mayara Cristina)
Vejam que presente divino: A monumental Igreja Matriz São Francisco de Assis, templo do padroeiro da Capital da Amizade, na companhia de um cintilante e robusto ipê amareloooo!!!!!
Os ipês brancos enfeitam ainda mais a bela Praça do Japão, completando o cartão postal em estilo oriental situado no centro de Umuarama.
O Lago Aratimbó por si só já é emblemático para Umuarama como ponto de encontro dos amigos… E com a presença dos coloridos ipês, de gansos, garças e patos o imenso cenário fica ainda mais lindo!!!
Vejam que maravilhosa obra de arte da Mãe Natureza: ela emoldurou a nossa bela Praça Miguel Rossafa e o gigante Burle Marx com flores maravilhosas de ipê!!!