Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - MONT SION
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
NA TRILHA DA HISTÓRIA
O CLIMA PIOROU DRASTICAMENTE... UMUARAMA VIROU ILHA DE CALOR!
Antigamente o clima era agradável... O motivo que provocou essa tragédia foi a derrubada das florestas!
Publicado em 26/01/2026 às 08:07 Ítalo
O CLIMA PIOROU DRASTICAMENTE... UMUARAMA VIROU ILHA DE CALOR!

Quem vive em Umuarama desde o século passado, mais exatamente a partir dos anos 1950, recorda bem que respirar era infinitamente mais agradável do que hoje... Nunca aconteceram temperaturas tão altas como as que estamos sendo pressionados a suportar hoje.

O clima era muuuito mais agradável, maravilhoso, dá até para dizer que as temperaturas eram bem mais baixas que neste período atual – até mesmo eram frias, inclusive vale frisar que tínhamos invernos terríveis. Merece registro que as geadas eram constantes – e uma ficou historicamente registrada na mente a na existência de Umuarama e do Paraná: a terrível Geada Negra, que destruiu completamente a cafeicultura!!!

Mas é preciso lembrar que a própria humanidade cometeu o maior crime contra si própria: o completo desmatamento. Milhares de quilômetros de florestas foram derrubadas a machadadas... Tudo por dinheiro: fizeram essa impiedosa destruição para plantar café, afinal, a cafeicultura gerava, além do delicioso grão, milhões e milhõooooooooes... Multidões de fazendeiros, que já eram ricaços, ficaram ainda mais poderosos economicamente durante o longo período em que durou a cafeicultura.

Mas entrou em ação a Lei do Retorno... Quando menos esperavam, a poderosa Geada Negra acabou com a festa!!! Foi uma vingança da natureza, afinal, a geada foi decretada pela Mãe Natureza!!!

Mas, voltando ao tema da nostálgica climatologia: É tão feliz recordar que a gente andava pelas ruas de Umuarama, ainda de terra (o asfalto ainda não existia por aqui), respirando ar puro, fresquinho... Bem perto a gente via as florestas balançando ao vento nos acenando com um clima maravilhosamente sadio. E para completar o cenário, como era gostoso sentir o aroma das folhas verdes daquelas árvores gigantes. A gente adorava também as chuvas da época, que caíam mansamente sobre a Capital da Amizade, nos brindando com o prazer do frescor da paisagem e “lavando” o céu com aquelas águas abençoadas.

E CHEGOU A VIOLENTA MUDANÇA DO CLIMA E DA ECONOMIA...

Logo depois de acontecer a incrível mudança no cenário agrícola, que faliu com a poderosa geada, também veio a fortíssima mudança do clima. Com o território inteiro desmatado e vazio, o sol passou a castigar brutalmente Umuarama e toda a região. E isso já dura décadas.

A percepção de que o Paraná está infinitamente mais quente hoje do que antigamente é correta e é sustentada por dados meteorológicos. O aumento das temperaturas no Estado, com ondas de calor mais frequentes e intensas, é fruto de uma combinação de fatores globais e locais.

E os motivos são óbvios. Desmatamento e redução de áreas verdes diminuíram a capacidade natural de resfriamento do ambiente e a umidade do ar, resultando em temperaturas mais altíssimas.

Tem ainda o crescimento das cidades paranaenses com ampliação da pavimentação (asfalto e concreto) criando as atormentadas "ilhas de calor", retendo as altas temperaturas justamente nos lugares mais habitados. Elas estão envolvidas pelas ondas de calor extremo causadas por grandes massas de ar quente e seco que impedem a chegada de frentes frias.

Para piorar, o tal fenômeno La Niña que favorece temperaturas acima da média especialmente no verão, passou a ser permanente... Na verdade, aqui ficou parecendo o Litoral, onde a humanidade tem costume de passar as férias dourando a beleza à beira do mar sob longas horas de sol abrasador... Lá sim é verão de verdade!!!

NÃO EXISTE MAIS INVERNO NEM VERÃO, AS ESTAÇÕES VIRARAM LEMBRANÇAS...

Diante dessa absurda realidade, temos que acreditar que não existem mais estações... Nenhuma! Hoje é calor o ano inteeeiro... Agora quem domina o cenário são as ondas. Ondas de frio e ondas de calor. Nas conversas, virou costume dizer que “semana passada teve uma "onda" de frio (que não é frio, é só menos calor) e esta semana chegou uma "onda" de calor (aí é queeente mesmo!!!). A verdade é que o que sobrou das estações é a época que chove mais e a época que chove menos. É só, nada mais a declarar!!!

Hoje virou normal assistir nos telejornais e nos sites climatológicos da internet notícias dizendo que “neste momento a temperatura é de 40 graus...”. Ou, a cidade tal foi destruída por um poderoso vendaval!!!

E quando se fala em cidades, virou moda que é uma “Ilha de calor”, afinal é um fenômeno urbano onde o centro das cidades fica significativamente mais quente que as áreas rurais ou periféricas, devido à absorção e lenta liberação de calor por edifícios, asfalto e concreto, somado à pouca vegetação e à poluição e calor gerados por indústrias e veículos, criando "ilhas" de temperatura elevada que afetam a qualidade de vida. E as populações “fritando” no meio dessas ilhas quentes.

Quando fundaram essas cidades ninguém nem sonhou que elas acabariam virando um “inferno” décadas depois. E, o pior de tudo, quem provocou toda essa tragédia foi o próprio homem! Sim, aqueles que de machado em punho no passado já distante comemoravam a derrubada das gigantes perobas!!!

Aquela gente da antiga geração nem imaginou o mal que “plantou”, sofrimentos que as atuais e as futuras gerações vão lamentar choraaando e, pior, sabendo que esse tipo de situação não tem solução. Todos, unidos abraçados debaixo de um ar condicionado ou de frente a um ventilador, vão ter que suportar até o fim da vida!!!

E a realidade é ainda pior: hoje as populações são de milhões de habitantes e crescem cada vez mais. A começar pela nossa própria Umuarama, que a cada ano que passa aumenta mais...

A Lei do Retorno venceu!!! E, mesmo vivendo na modernidade num enganoso conforto, no fundo todos admitem que os precursores erraram e deixaram uma herança medonha!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Umuarama é hoje mais uma “Ilha de Calor no Brasil e no mundo!!! Saudade do passado distante em que o clima era “normal” e a população pioneira vivia satisfeita com a estações predominantes: inverno, verão, primavera e outono... Hoje o sol “frita” a cidade e seus habitantes... (foto: José Fernando Ogura/Agência Estado de Notícias)

Vejam como era Umuarama na época da pós fundação, 1956... As florestas que restaram ao redor da área urbana já eram poucas, pois a violenta guerra do machado "limpou" o território das matas para construir a hoje imensa Umuarama! (Foto: Acervo histórico de Italo Fábio Casciola)

Outra área verde que “se salvou das machadadas” foi onde está situado atualmente o Bosque do Índio, bem no centro de Umuarama… – Foto: Arquivo de Italo Fabio Casciola

Ao passar em frente ao Bosque Uirapuru a gente recorda como eram as antigas florestas antes do desmatamento total do vasto território de Umuarama e cidades vizinhas… – Foto: Assessoria PMU

Abençoados sejam aqueles que atualmente plantam árvores! Graças aos projetos públicos ecolôgicos, Umuarama é uma das cidades mais arborizadas do Paraná em seu mapa urbano. Isso faz com que a população possa resistir às altíssimas temperaturas e sobreviver... (Foto: Arquivo de Italo)

Anúncio - ONIX
Anúncio - TRACKER
Anúncio - SPARK
Anúncio - S10
Anúncio - OTICA SALETE
Anúncio - CAPTIVA UVEL
Anúncio - CARICATURA ITALO 2
Anúncio - banner lateral INSTITUCIONAL
Comentários
Veja também