Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
DESEVOLVIMENTO
UMUARAMA GANHA GRANDIOSA OBRA: TECHNOPARK
É um marco na história da Capital da Amizade quando o tema for tecnologia e inovação!
Publicado em 11/04/2024 às 15:08 Italo
UMUARAMA GANHA GRANDIOSA OBRA: TECHNOPARK

O TechnoPark Umuarama – agência de inovação que vai representar 21 cidades da região (com uma população estimada de 290 mil habitantes) – será na avenida Ivo Shizuo Sooma, antigo Sesi, saída para Xambrê. E a convite do prefeito Celso Pozzobom, o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação (SEI), Marcelo Rangel, já confirmou presença na cerimônia de lançamento da pedra fundamental, marcada para o dia 25 de abril, às 10h30.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, o TechnoPark "seguramente será um marco na história de nossa cidade quando o tema for tecnologia e inovação. Ali estarão reunidos mestres e pesquisadores, desenvolvidas as maiores ideias e colocados em prática os principais projetos para o desenvolvimento tecnológico de Umuarama e de municípios da Amerios, nossos parceiros”, resumiu Ceranto.

O local terá uma agência regional de inovação, incubadora e aceleradora e espaço para coworking (local estruturado para o trabalho coletivo e colaborativo), além de sediar o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e o Centro de Certificação Técnica Internacional. “Assim que iniciar suas atividades, o TechnoPark vai oferecer recursos, produtos e serviços de inovação para empresas, instituições e comunidade em geral, tudo fruto de ideias e criações que vão nascer e se estruturar dentro desse ambiente de estudos, pesquisas e testes”, observa o secretário.

Paulo Leon Baraniuk, diretor de Indústria e Comércio e responsável pela implantação do TechnoPark Umuarama, acrescenta que estão previstos para funcionar no local projetos de engenharia BIM 3D para construção, curso de games para internet (on-line) com laboratórios de informática, incubação, validação de produto final e lançamento no mercado, curso técnico de desenvolvimento de sistemas (on-line) e espaço coworking – local disponível para empresas da região, gratuito para órgãos públicos, estudantes e professores e subsidiado para empresas.

Ele detalha ainda que haverá projetos de inovação com incubação de empresas (por meio de editais), startups regionais com foco em implantação no município de origem para trabalhar com cada realidade e criar condições de abrigar empresas iniciantes de inovação. “Um dos destaques serão os laboratórios de realidade virtual aumentada e de impressão 3D”, afirmou.

Pozzobom enfatiza que a SEI está criando agências de inovação para promover o desenvolvimento nos municípios de pequeno e médio porte, visando proporcionar maior acesso às novas tecnologias e ao empreendedorismo para os cidadãos em todas as regiões do Estado. “A vinda de Marcelo Rangel para nós é motivo de muito orgulho, pois é ele quem representa o ideal do nosso governador Ratinho Junior de modernizar e transformação o Paraná”, pontou, acrescentando que serão criados 10 Núcleos Regionais de Inovação no Estado: Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Maringá, Londrina e Jacarezinho.

Outro parceiro do Technopark Umuarama é a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), comandada por Aldo Nelson Bona, que irá implantar no local o Laboratório de Processos Agroindustriais e o Laboratório de Derivados Lácteos. “Também já firmamos acordo com o secretário para fazermos parte do Projetek, que é um escritório de projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo que utilizam da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) para atender, já em um primeiro momento, a oito municípios da Amerios”, especifica Junior Ceranto.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também