Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
UMUARAMA
Semana de Trânsito busca educar os futuros motoristas
Neste ano, mais de 1.100 crianças passarão pela Escolinha de Trânsito
Publicado em 18/09/2018 às 15:24 Italo
Semana de Trânsito busca educar os futuros motoristas

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), a Guarda Municipal e o 25º Batalhão da Polícia Militar, lançaram nesta segunda-feira (17), a programação da Semana Nacional de Trânsito no município. As atividades começaram no sábado, 15, com uma palestra para os instrutores dos centros de formação de condutores, e ontem foram apresentados os materiais educativos que serão distribuídos durante a campanha.

Por conta do ano eleitoral e da proximidade com o pleito, neste ano as ações foram diferenciadas e parte se concentrará na Escolinha de Trânsito da Umutrans.

Mesmo assim, haverá atividades no centro da cidade, escolas municipais e colégios estaduais. “Os números do trânsito são alarmantes e a utilização das câmeras de monitoramento e dispositivos de avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres tem comprovado os absurdos que muitos motoristas cometem na direção”, afirmou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer.

Um dos problemas mais comuns é o uso de celular durante a condução de motos e carros, que desvia a atenção do motorista e provoca situações de acidentes. Falta de respeito à sinalização, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e veículos sem condições de uso também são ocorrências comuns. “Temos flagrado ainda muitos condutores dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o documento vencido, suspenso ou até cassado”, lembrou o inspetor Thiago, da Guarda Municipal.

Em agosto foram aplicadas 306 multas por uso de celular ao volante apenas pela GMU – sem contar as autuações da Polícia Militar. Além disso, foram emitidas 2.154 multas por estacionamento irregular e 2.306 notificações por parada na faixa de pedestre ou avanço de sinal vermelho. “A média é de 8 infrações por dia em cada ponto monitorado, totalizando 80 multas diárias. Se considerarmos que apenas 10 pontos contam com câmeras, dá para imaginar o volume de infrações nas dezenas de semáforos da cidade”, comentou.

Embora o número de acidentes neste ano tenha diminuído, em relação ao mesmo período de 2017 – de acordo com a Polícia Militar –, o número de vítimas continua alto: 16 pessoas já perderam a vida no trânsito de Umuarama. O crescimento da frota é outro motivo de alerta: 2017 terminou com 78.327 veículos registrados no município e até agosto deste ano, o número já aumentou para 83.495 – mais de 5 mil veículos a mais.

“Mudar a cabeça dos motoristas que se julgam experientes é mais difícil, por isso a campanha foca na educação das crianças para o trânsito. Pensando nos futuros motoristas e contamos com a atenção dos filhos para fiscalizar as atitudes dos pais na direção”, justificou a diretora ao apresentar os materiais gráficos elaborados para a campanha – blocos de mini multa, almanaque em forma de revista em quadrinhos e um jogo educativo de tabuleiro, além do folder direcionado aos motoristas que usam celular ao volante. Neste ano, mais de 1.100 crianças do 4º ano devem passar pela Escolinha de Trânsito.

Participaram do lançamento da campanha, além de Dianês e do inspetor Thiago, o tenente-coronel Agnaldo Letrinta e o capitão William, da Polícia Militar; a chefe do Detran em Umuarama, Sílvia Vendrame; representantes da Guarda e da Umutrans e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Elizeu Vital da Silva.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também