Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Móbile
Anúncio - Banner mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Natal mobile
Anúncio - Banner Mobile
Anúncio - AGOSTO
Anúncio - rodape mobile
Anúncio - Exames de Imagem mobile
DIA DE FINADOS
Dr. Bianco: “Saudade não tem prazo de validade”
O renomado psiquiatra Dr. Sebastião Maurício Bianco analisa a saudade
Publicado em 01/11/2018 às 21:51 Italo
Dr. Bianco: “Saudade não tem prazo de validade”

O luto é resultado de toda perda significativa que vivenciamos. Não se trata de doença, então não pode ser curado, nem evitado. Deve ser compreendido e acolhido conforme o contexto de vida de cada pessoa. Não se sinta pressionado em “resolver” seu luto, em deixar para trás, no tempo dos outros. Não existe um prazo, nem padrão. Com o passar do tempo a tendência é que o luto se encaixe e fique presente, oscilando a intensidade e a forma de expressão.

O alerta surge quando existe prejuízo na vida como abandonar emprego, relacionamentos, emagrecer ou engordar significativamente, assim como ter reações sintomáticas frequentes e intensas, como desmaios, taquicardias, dores diversas. Nestes casos, procure o acompanhamento de um profissional para expressar sua dor e ir aliviando suas angústias.

Agora, se você convive e quer ajudar alguém que está em luto, não tente disfarçar ou propor a negação do luto, que é o que fazemos ao dizer coisas como: “não chore, não sofra, ele não gostaria de te ver triste..”. É difícil ver quem gostamos sofrer e não poder dar o alívio necessário, mas talvez, tudo que podemos fazer é dar um bom abraço, oferecer nossos ombros e ouvidos. Mostre que a tristeza atinge a todos, mas que estamos unidos para enfrenta-la.

Por DR. SEBASTIAO MAURÍCIO BIANCO, Médico psiquiatra formado pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha e mestrado em Psicologia da Personalidade pela PUC/RS. Atende em Umuarama e Região.

WW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner interno Anúncio - Clarineis interno
Comentários
Veja também