Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
MODA & BELEZA
Lu Afro, a artesã que faz o maior sucesso com a temática africana
Talentosa, ela cria bijuterias que emolduram a beleza das mulheres negras
Publicado em 22/11/2018 às 14:02 Italo
Lu Afro, a artesã que faz o maior sucesso com a temática africana

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, foi instituída para discutir as questões raciais no País.

Uma das discussões mais presentes nos coletivos do Movimento Negro atualmente é sobre a autoestima da mulher negra.

Uma das pessoas para qual o período é simbólico, é a artesã Luana Martins, a Lu Afro. Para ela, o mês de novembro é bastante importante, já que marcou uma etapa de empoderamento do corpo.

“Justamente em novembro do ano passado eu dei início à minha transição capilar. Usava um aplique bem longo, liso e isso causou diversos problemas no meu cabelo natural. Então tive que retirá-los e cortar o cabelo”, lembra Lu Afro.

Nos dias subsequentes à retirada do aplique, a artesã não queria comentários sobre o novo visual, pois ainda não se sentia segura.

“Como toda menina negra eu queria ter um cabelo longo e liso. Esse padrão que é imposto para as mulheres negras se adequarem é muito cruel, por isso é necessário trabalhar a autoestima da mulher negra”, conta.

Depois da mudança dos cabelos vieram os acessórios. “Como os apliques eram muito longos e pesados eu não usava brincos. Depois que cortei o cabelo, comprei um brinco com essa temática afro na praia”, revela Lu.

O problema foi encontrar os acessórios em Umuarama. Nenhuma loja de bijuterias trabalha com peças com temáticas africanas. E foi aí que nasceu um novo projeto: Lu Afro acessórios.

“Como eu não achei nada que me agradasse ou que tivesse essa representatividade negra comecei a fazer eu mesma. Depois percebi que assim como eu, várias outras mulheres negras também queriam acessórios que tivessem essa questão da africanidade e então nasceu meu projeto”.

Os brincos vendidos pela artesã são de MDF e pintados à mão. Eles custam entre R$ 10 e R$ 20 e podem ser encomendados pela internet, no instagram @Lu_Afro. Também é possível fazer encomendas personalizadas, mas neste caso os valores são diferenciados.

Para quem quiser conhecer o trabalho in loco os brincos serão expostos durante a Faísca deste sábado.

REPORTAGEM: Aline Reis

FOTOS: Anny Rosana/ Help MKT

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Lu Afro criou a própria linha de acessórios com temática africana

Os produtos Lu Afro têm temática africana e o objetivo é trabalhar a autoestima da mulher negra.

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também