Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
ELA É FANTÁSTICA!!!
A maior biblioteca do planeta está na internet: Biblioteca Digital Mundial
Fim da tradição de procurar livros empoeirados em prateleiras...
Publicado em 06/04/2020 às 09:52 Italo
A maior biblioteca do planeta está na internet: Biblioteca Digital Mundial

Ler livros em cidades do interior do Paraná, vamos raciocinar, não é tarefa fácil... Sair de casa (com chuva ou com sol) para ir a uma biblioteca, geralmente no centro e longe dos bairros, chegar lá, enfrentar burocracia, subir escadas, procurar pela obra desejada em prateleiras geralmente empoeiradas. Achar uma cadeira para sentar numa mesa geralmente coletiva. Ambiente com cheiro sufocante, muitas vezes cheio de estudantes barulhentos no vai e vem à procura do que lhes interessa ler ou pesquisar... Blá-blá-blá entre eles... Enfim, é um exercício de paciência que deixa até o calmíssimo Confúcio meio doidão!

Mas, felizmente, os tempos mudaram!!!! Incrível, mas estamos no futuro! Depois que inventaram a internet, só frequenta as velhas bibliotecas quem não consegue largar esse hábito cultuado desde criança, dos tempos de escola.

Hoje, a maior biblioteca do planeta está à sua frente, numa bela tela de computador. E num click você pode acessar e ler livros de séculos atrás, de todos os idiomas, gêneros literários e dos maiores escritores e sábios da História Universal. Vou tentar resumir como você acessa essa fantástica biblioteca virtual e encontra tudo o que você imaginou e desejou ler e não encontrou nas bibliotecas ultrapassadas de sua cidade...

BEM-VINDOS À BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL!

É a WDL, ou World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial em português), um projeto de colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros de todo o mundo, criado em 2009. Ela oferece documentos de caráter patrimonial nos mais diversos idiomas: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português (na nossa língua são mais de 20.000 títulos!). Mas há obras em linha em mais de 50 idiomas!

Com acesso gratuito, sem necessidade de registro e em formato multilíngue, a plataforma reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos sobre a riqueza cultural de todas as bibliotecas do planeta, como o Hyakumanto Darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história.

A biblioteca virtual tem, ainda, a Bíblia de Gutenberg; um relato dos aztecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia. Também está disponível documento sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países.

O internauta poderá orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, pesquisadores, historiadores, professores e estudantes, enfim, a todos os apaixonados por literatura e outras artes.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral e desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Essa maravilha chamada Biblioteca Digital Mundial você pode acessar em questão de segundos, basta digitar www.wdl.org E nesta quarentena de coronavírus, então, e um programa muuuuuito legal!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Imagens de algumas das maiores e mais famosas bibliotecas do mundo, cujos livros podem ser encontrados num passe de mágica na Biblioteca Digital Mundial!

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também