Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
PREVENÇÃO: COVID-19
Médicos alertam: Elevadores são locais de alto risco de contaminação
O alerta vale para edifícios residenciais, comerciais e públicos
Publicado em 24/03/2021 às 09:51 Italo
Médicos alertam: Elevadores são locais de alto risco de contaminação

No início da pandemia no ano passado, ainda que presente nas notícias, a Covid-19 estava mais distante de nossas vidas, ou pelo menos, parecia estar. A situação agora, infelizmente, é outra. O vírus está circulando entre nós. Atingiu o vizinho do condomínio, o empregado do mercadinho e até mesmo alguém da própria família. Os cuidados só aumentaram e as preocupações também. Preocupações com a própria saúde e das pessoas queridas. Preocupações com o País, a saúde pública, crise econômica, notícias dos jornais, isolamento social... Em meio a todo esse cenário pessimista, o que podemos fazer é manter a calma, cuidar da saúde e daqueles que amamos e nos prevenir. Todos nós podemos contribuir um pouco para ajudar nessa hora difícil.

ELEVADORES: ALTO RISCO

Os elevadores de edifícios residenciais, comerciais e públicos foram classificados como ambiente de alto risco de transmissão do novo coronavírus. Pensando nisso, queremos contribuir com recomendações que podem ser úteis a todos que utilizam elevadores diariamente. O elevador é o transporte público dos moradores de condomínios, de quem trabalha em edifícios comerciais e de escritórios. Por mais que haja isolamento, eventualmente, as pessoas, saudáveis ou doentes, utilizarão os elevadores. Se você for síndico, deve estar preocupado com a saúde dos moradores do condomínio, principalmente com os mais descuidados, que não ligam para as recomendações de prevenção. Compartilhe essas informações com todos que precisam.

1. USE MÁSCARA DENTRO DO ELEVADOR.

Já sabemos que a transmissão ocorre através de gotículas de muco e saliva de pessoas contaminadas com o vírus e essas pessoas podem apresentar sintomas ou não. Por isso, a primeira recomendação é usar máscara dentro do elevador, bem como nas áreas comuns do condomínio, para evitar que essas gotículas se espalhem ao falar, tossir ou espirrar.

2. NÃO UTILIZE O ELEVADOR COM PESSOAS DE OUTRO APARTAMENTO.

A Associação Médica Brasileira recomenda o uso individual do elevador ou com pessoas do mesmo apartamento. Se estiver cheio, espere a próxima viagem ou utilize as escadas se o seu trajeto for curto. Não use o elevador com pessoas de outro apartamento. Se não puder esperar a próxima viagem para entrar no elevador e nele já estiverem outras pessoas, não ultrapasse o número de 4 pessoas. Dentro da cabine não é possível manter distância, por isso evite cumprimentar as pessoas, falar ao celular ou conversar com as pessoas durante o trajeto.

3. DENTRO DO ELEVADOR NÃO ENCOSTE NAS PAREDES.

Evite ao máximo contato com as superfícies que podem estar contaminadas.

4. PROMOVA A DESINFECÇÃO DAS ÁREAS COMUNS A CADA 2 HORAS, DEPENDENDO DO FLUXO.

Botões, botoeiras, painéis, corrimão, portas, dos pavimentos e cabine, precisam ser limpos com um pano e álcool 70°. Nessa concentração o álcool é mais eficiente no combate aos vírus e micro-organismos presentes nas superfícies e não danifica o material do equipamento.

5. UTILIZE UM LENÇO DESCARTÁVEL AO ACIONAR BOTÕES.

Ao acionar os botões, seja do pavimento ou da cabine do elevador, utilize um lenço descartável. Opte pelo lenço em vez de objetos pontiagudos, pois estes podem danificar os painéis da botoeira ou causar mal funcionamento dos botões. Também é recomendado colocar frascos de álcool em gel em lugares de maior fluxo de pessoas, como os elevadores. Depois de usar o elevador higienize-se. Não se esqueça de lavar as mãos sempre.

FONTE: Associação Médica Brasileira

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também