Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
REPORTAGEM ESPECIAL
Marcos, o preservador da raça Buldogue Campeiro
Ele é o fundador e diretor do Canil MDA Refúgio Campeiro, de Umuarama
Publicado em 24/05/2021 às 18:01 Italo
Marcos, o preservador da raça Buldogue Campeiro

Conta o Livro do Gênesis, o primeiro do Antigo Testamento, que Deus criou os céus, a terra e tudo que nela habita em seis dias.

No último, foram criados os animais e, por fim, o homem. Assim sendo, esta é a origem fiel e mais autêntica do “melhor amigo do homem”. E desde que existe o mundo, o ser humano sempre teve afeição por vários tipos de animais.

Mas, os escolhidos, os preferidos, os mais amados e os que mais se identificam com o ser humano são os cães e os gatos. Daí que com o tempo passaram a ser identificados como “domésticos” por se adaptarem de maneira feliz a viver num mesmo lar com gente de todas as idades – o que não é possível com outros bichos... E eles literalmente “fazem parte da família”.

Portanto, criá-los e cuidá-los é uma verdadeira paixão! E eles retribuem esse carinho na mesma proporção, detalhe enriquecido pelo fato de que os animais são sinceros, não vivem por dinheiro e nem traem quem lhes faz o bem.

A alegria e a companhia de um cachorrinho brincalhão ou de um gato peludo e elegante não tem preço e não há nada no mundo que se compare a esse tipo de afeto entre as pessoas e os pets!

(ITALO FÁBIO CASCIOLA)

MARCOS, O PRESERVADOR E AMIGO DE BULDOGUES

Em Umuarama escolhi como exemplo Marcos Roberto Severo Silva, uma bondosa pessoa que convive e adestra seus Buldogues para um comportamento educado e seguro. Ele é preservador da raça Buldogue, formado em Estética Animal, auxiliar veterinário, curso e reprodução canina e proprietário de um banho e tosa.

Ele é o proprietário do Canil MDA Refúgio Campeiro, situado em Umuarama. Marcos é casado com Danieli Ferreira Onorio e o casal tem um filho, André Marcos Onorio. Perceberam o detalhe: o Canil leva o nome de MDA – as iniciais dos três que unidos zelam pelos seus bonitos ‘amicãos’ buldogues.

Marcos Roberto tem paixão desde a infância pela raça Buldogue, pois seus pais tinham e criavam Bordoga no sitio antigo para lidar com o gado, contenção de bois. Hoje, pelo Brasil afora, muita gente cria o Buldogue Campeiro como cão de companhia e também para o trabalho com rebanhos de bovinos.  

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Marcos Roberto Severo Silva foi entrevistado pelo Portal ITALO.

A animada conversa foi testemunhada pelo simpático buldoguinho Barney modelo fotográfico e futuro padreador, que atentamente olhava e conferia o desenrolar do papo entre os humanos. Ele falou do canil e deu detalhes da raça canina que ele escolheu para criar.

Confira a íntegra da entrevista:

FALE DOS PROJETOS QUE O CANIL JÁ REALIZOU EM UMUARAMA, ENTRE ELES O “CÃO AUMIGO” (EM HOSPITAIS).

- MARCOS: O projeto teve início com o buldogue Armani, primeiro buldogue campeiro registrado com documento pedigree, e o primeiro hospital a abrir as portas para as visitas foi o Hospital Cemil que nos recebeu muito bem, consequentemente outros hospitais e abrigos como: Norospar, APAE, Abrigo Tia Lili, escolas públicas e estão abertos a escolas particulares para visitação e contato com as crianças, pois estamos passando por um momento difícil e precisamos trazer mais alegria às crianças.

É SEGURO CRIAR BULLDOGS EM CASA?

- MARCOS: Sim, muito seguro, adestramento é a melhora maneira de criar um cão, não só da raça, mas em geral.

COMO FAZER PARA ELES VIVEREM BEM?

- MARCOS: Exercitar corpo e mente, libera endorfina. Liderança sobre matilha e o cão, respeito.

ELE É FEROZ E MAL HUMORADO, OU ISSO É MITO?

- MARCOS: É mito! O cão é totalmente dócil, principalmente com crianças; equilibrado, excelentes cães de guarda.

CONTE A HISTÓRIA DE SEU CANIL, QUANDO FOI INSTALADO, COMO ELE É, QUANTOS CÃES POSSUI.

- MARCOS: O Canil tem 8 anos, possui 7 cães da raça buldogue campeiro, puros e registrados para venda somente com atestado.

AS PESSOAS PODEM VISITÁ-LOS PARA CONHECER?

- MARCOS: Não é aberto ao público, pela proteção do animal, por motivo de contaminação.

COMO ADQUIRIR FILHOTES PARA CRIÁ-LOS EM CASA?

- MARCOS: Orientações para quem desejar criar um buldoguinho em casa: despesas, alimentação, cuidados, custos com veterinários, etc.

A escolha de um filhote é muito importante, não por sua raça, beleza ou cor, mas principalmente pelo seu temperamento que se encaixe com o perfil de seu dono. Para adquirir um filhote primeiro nos perguntamos, Eu vou comprar esse filhote com que interesse? Mas será que eu vou ter tempo para cuidar dele? Catar cocô, limpar xixi, alimentá-lo, trocar a água, dar carinho e amor? Ou seja, preciso ter responsabilidade e respeito com o meu cãozinho. 90 % dos comportamentos indesejáveis nos cães estão relacionados aos tutores e não aos cães.

Cachorro não é brinquedo, é responsabilidade!

É CARO TER UM CÃOZINHO DESSES EM CASA?

- MARCOS: O custo da raça de um filhote hoje é aproximadamente R$ 3.000. Para criar não é caro, pois essa raça é difícil de ficar doente.

Fotos by Simoni Kuninari 

Siga o Canil MDA Refúgio Campeiro nas redes Sociais: INSTAGRAM /  FACEBOOK

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também