Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
PERIGO NAS RUAS!!!
Em 90% dos acidentes de trânsito há o envolvimento de motociclistas!
Trânsito de Umuarama possui mais de 23 mil motos!!!
Publicado em 20/09/2021 às 15:00 Italo
Em 90% dos acidentes de trânsito há o envolvimento de motociclistas!

De 18 a 25 de setembro a Umutrans – Diretoria de Trânsito de Umuarama terá programação especial para a conscientização de motoristas – e também pedestres – sobre suas responsabilidades. Com o tema “No Trânsito, sua Responsabilidade Salva Vidas”, a Semana do Trânsito 2021 propõe debates e reflexões sobre a necessidade de mais respeito à vida.

Dianês Piffer, diretora da Umutrans, relata que a Semana do Trânsito está determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro e a cada ano tem um foco específico e, neste ano, os motociclistas terão atenção especial. “Em Umuarama há quase 24 mil motos registradas – o que significa 27% de toda a frota de veículos da cidade. O registro de acidentes de trânsito aponta que em 90% deles há o envolvimento, de alguma forma, de um motociclista. A preocupação é realmente grande”, comenta.

Ela acrescenta que a campanha é uma luta na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

“Precisamos, como cidadãos, repensar diariamente nossas atitudes, buscando sempre uma convivência pacífica entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, enfim, com respeito e empatia, seguramente o número de acidentes será muito menor”, afirma, ressaltando que respeito, cidadania, reconhecimento da fragilidade do ser humano no papel de pedestre, ciclista ou motociclista são realmente importantes.

ATENÇÃO!

A responsabilidade de cada um, quando se está no trânsito, deveria nortear as atitudes diárias dos cidadãos. A observação é do inspetor Valdiney Roberto Rissato, diretor da Guarda Municipal de Umuarama. Ele aponta que gestos e atitudes simples podem salvar vidas, como manter a atenção nos veículos e nos pedestres ao redor.

“Certifique-se sempre de que você foi visto pelos outros veículos e não esqueça que os pedestres possuem prioridade no trânsito urbano”, indica.

Outro ponto que ele chama a atenção dos motoristas é para que redobrem a atenção nos cruzamentos e nas ultrapassagens. “Os cruzamentos são locais que registram mais incidência de acidentes.

Nas ultrapassagens, é preciso também certificar-se de que foi visto pelos outros veículos. Neste caso, são duas atitudes simples e que garantem muita segurança”, observa.

A atenção no trânsito é algo fundamental, porém Rissato comenta que é muito comum motoristas e pedestres ficarem desatentos, utilizando telefone celular, por exemplo, enquanto dirigem. “É normal perder o foco de vez quando, mas no trânsito a perda de foco pode resultar na perda de uma vida. Observe sempre a via, a sinalização e as pessoas ao seu redor. Não mexa no celular enquanto dirige”, recomenda.

SOBRE DUAS RODAS

As motocicletas proporcionam maior agilidade no trânsito, porém, a vulnerabilidade de seus condutores é maior. Na região da Amerios, em que Umuarama é polo, com 23 municípios, há 214.340 veículos registrados, segundo o Detran do Paraná (veja tabela nesta página). Deste total, 60.028 são motos (motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos etc), o que representa 28%.

Na Capital da Amizade existem 87.940 veículos registrados e 23.865 motos; Detalhe: as MOTOCICLETAS somam 14.849 e as MOTONETAS são 9.016.

FONTE: Prefeitura de Umuarama

FOTOS: Imagens ilustrativas

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também