Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
NAVEGANDO NA WEB!
INTERNET É FELICIDADE NA 3ª IDADE
Confira os benefícios que a tecnologia confere à vida dos idosos
Publicado em 26/02/2024 às 13:38 Italo
INTERNET É FELICIDADE NA 3ª IDADE

Poucas vezes associamos tecnologia à terceira idade, mas você já parou para pensar nos benefícios dessa conexão? Cuidar da saúde, facilitar a comunicação e se manter atualizado são algumas das vantagens da inserção digital. Listamos abaixo cinco razões para estimular e difundir o uso da internet entre os idosos.

EVITA ISOLAMENTO

É consenso que a tecnologia é uma grande aliada na comunicação. Os recursos disponibilizados por smartphones, tablets ou notebooks possibilitaram uma comunicação quase que instantânea. Seja por ligações de vídeo ou por mensagens rápidas do WhatsApp, esse contato ajuda a combater o isolamento, algo que afeta diretamente a saúde emocional.

Imagine a alegria de receber a foto do seu neto que mora em outro país, ou de reencontrar amigos da época da faculdade e retomar a comunicação através de um grupo no WhatsApp?

LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA

Pedir comida, solicitar uma corrida por aplicativo, pagar contas, agendar consultas, fazer compras, realizar uma pesquisa são alguns exemplos de como a tecnologia oferece uma infinidade de serviços, e dominá-la pode aumentar a independência dos idosos.

Não depender da ajuda constante de parentes para realizar tarefas básicas faz com que se sintam mais seguros e autônomos.

Ainda assim, é importante ficar atento aos golpes financeiros virtuais. Eles têm como principal alvo pessoas na terceira idade e cresceram 60% durante a pandemia, de acordo com a Febraban. Nunca forneça códigos de acesso e senhas de suas contas. E caso surjam pedidos de envio de dinheiro via WhatsApp, procure ligar para essa pessoa, verificando a origem do pedido.

APRENDER ALGO NOVO

Nosso cérebro se exercita a cada vez que aprendemos algo. Com isso, conseguimos reduzir o estresse, criamos conexões cerebrais, liberamos endorfina e, consequentemente, ficamos mais felizes.

Embarcar no universo digital já é por si só um grande aprendizado, mas, além disso, a internet oferece uma infinidade de possibilidades para se aprender algo: uma nova receita, uma nova língua, bordar, marcenaria, pintura, cosméticos naturais etc.

PREVENÇÃO À SAÚDE

A tecnologia em saúde é uma grande aliada no envelhecimento com qualidade. Além da Telemedicina, que possibilita atendimento a distância, temos uma grande oferta de aplicativos relacionados à agenda de medicamentos e exercícios físicos que melhoram as condições de mobilidade.

Outros exemplos de como a tecnologia pode estar a serviço da saúde são os celulares adaptados para as necessidades dessas pessoas, com ícones e letras maiores, e mesmo relógios inteligentes que medem batimentos cardíacos, contam os passos dados em um dia e, alguns deles, chegam até a fazer eletrocardiogramas.

DIVERSÃO E DISTRAÇÃO

Como diz o ditado: rir é o melhor remédio. E a internet nos possibilita isso o tempo todo, seja através de memes ou de vídeos fofos de filhotes. Não podemos nos esquecer dos filmes, séries, livros, jogos — todo um leque de opções para se divertir e se distrair.

A explicação científica por trás desse ditado é a de que o bom humor fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças, aumenta a energia e combate dores e estresse.

FONTE: SaúdeAtiva

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também