Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Móbile
Anúncio - Banner mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - AGOSTO
Anúncio - rodape mobile
Anúncio - Banner Mobile
Anúncio - Exames de Imagem mobile
Anúncio - Natal mobile
TRADIÇÃO UNIVERSAL
A lenda de nosso amigo Coelhinho da Páscoa
Ela atravessa séculos, cultuada e contada por gerações...
Publicado em 25/02/2018 às 16:32 Italo
A lenda de nosso amigo Coelhinho da Páscoa

Abril se aproxima e ele vai trazer uma das mais cultuadas tradições do planeta: a Páscoa. Há mil e um assuntos que gravitam em torno da Páscoa, seja no sentido religioso, dos costumes, das histórias familiares.

Vamos focar um que dá um tom divertido, carinhoso, emocionante e colorido ao evento: o Coelhinho, personagem que chega presenteando a garotada com deliciosos ovos de chocolate.

No imaginário das crianças, a entrega dos ovos de chocolate é feita por um coelho de olhos bonitos, redondinhos e felizes. A história fica ainda mais verdadeira para os pequenos quando encontram pegadas do animal e pedacinhos de cenoura espalhados pela casa, uma gracinha que os pais preparam para tornar o cenário pascoalino mais real.

Todos esses artifícios só reforçam a lenda do simpático coelhinho da Páscoa, disseminada na Europa e trazida para a América há mais de 300 anos. A historinha, contada e recontada através das gerações, recorda que uma mulher pobre escondeu ovos coloridos num ninho para entregá-los aos filhos na manhã da festividade religiosa. Contudo, quando as crianças descobriram o lugar, um grande coelho passou rapidamente e espalhou os presentinhos, dando aos pequenos a ilusão de que o bicho carregava e distribuía os ovos.

Com o tempo, os adultos uniram os ovos e os coelhos numa história só, dizendo aos filhos que os animais tinham trazido os presentes de Páscoa.

Filosoficamente, o ovo, em si, simboliza a vida, nascimento e ressurreição. E, diferente do que muita gente pensa, ele carrega esse significado de outras culturas e povos também, como romanos, gauleses, chineses e egípcios, que também contam suas histórias ao seu modo, mas são unânimes em ter o coelhinho como personagem principal. A única diferença é que, para eles, o ovo representa a forma do universo.

Todas são bonitas historinhas para pais e avós contarem às crianças, enquanto saboreiam os deliciosos ovos de chocolate! É um momento maravilhoso – e doce! - para unir a família e para serem relembrados no futuro. Todos nós merecemos uma infância inocente e feliz! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

www.colunaitalo.com.br

Anúncio - banner interno Anúncio - Clarineis interno
Comentários
Veja também