Coluna Italo | Um livro que ensina a planejar e construir uma horta medicinal

Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Mobile
Anúncio - Ponta de Estoque mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Cursos Tecnicos
Anúncio - Interlagos mobile
Anúncio - AGOSTO
Anúncio - rodape mobile
UMUARAMA
Um livro que ensina a planejar e construir uma horta medicinal
O lançamento acontece hoje à noite, no salão do Hotel Spazio
Publicado em 15/05/2018 às 09:35 Italo
Um livro que ensina a planejar e construir uma horta medicinal

O projeto de extensão Horto Medicinal da Universidade Paranaense ganha maior projeção a partir da publicação do livro ‘Horto Medicinal do Campus 2 da Unipar’. O lançamento está agendado para hoje, terça-feira (15), no salão do Hotel Spazio, a partir das 19 horas, em Umuarama.

A coordenadora do projeto, professora Ezilda Jacomassi, e uma equipe de professores, profissionais e acadêmicos, desenvolveram os conteúdos da obra, que reúne informações de relevância sobre plantas medicinais em um só lugar.

Entre os assuntos, ganham destaque os conceitos básicos da fitoterapia, enfatizando princípios ativos e os riscos que o uso não racional das plantas favorece. O livro também aborda planejamento e construção de horta, fomentando o uso de chás. E ainda traz receitas de pratos, como arroz, ensopados, molhos, saladas, bolos e sucos incrementados com plantas medicinais.

Para a elaboração da obra, os autores buscaram referências sobre as principais espécies de plantas medicinais utilizadas na região, inclusive na elaboração de fitoterápicos, muito além das informações já preservadas pelo projeto de extensão. “São anos de pesquisas com as plantas medicinais envolvendo inúmeros pesquisadores, docentes e discentes, brasileiros e estrangeiros, de diferentes áreas para que fosse possível reunir dados de relevância”, informa a coordenadora.

O projeto da Unipar tem desenvolvido diversas atividades na Instituição e na comunidade desde sua criação, em 1996. Além de incentivar o uso de plantas medicinais, o projeto também realiza assessoria de implantação de hortas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde de Umuarama e a inserção da fitoterapia no SUS, com o apoio do Ministério da Saúde.

AUTORES:

Ezilda Jacomassi, professora da Unipar nos cursos de graduação em Farmácia e Engenharia Agronômica, e no mestrado de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica à Saúde; Emerson Luiz Botelho Lourenço, professor da Unipar nos cursos de Farmácia e Medicina Veterinária, no mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica (do qual é coordenador) e no mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos; Emília Narita, farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Karina Nataly Canzi, Andressa Zardo e Joice Karina Otênio, farmacêuticas formadas pela Unipar; Wueslei de Lira Silveira, acadêmico de Farmácia da Unipar; Andressa Tailine Ferreira de Freitas e Vanilson Rodrigues da Silva, acadêmicos de Engenharia Agronômica da Unipar; e Cecília Cividini Monteiro da Silva, aluna do mestrado Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica à Saúde.

CAPÍTULOS QUE FAZEM PARTE DA OBRA:

Conceitos básicos, Nomenclatura botânica, Riscos e problemas no uso de plantas medicinais, Importância e vantagens no uso de plantas medicinais, Cultivo e processamento de plantas medicinais, Planejamento da horta, Formas mais simples de preparo de chás, Medidas para o preparo de remédios caseiros, Cuidados com a dosagem, Informações sobre as espécies medicinais utilizadas na implantação das hortas, Receitas caseiras deliciosas com o uso de planta medicinal (salgadas e doces).

www.colunaitalo.com.br

A coordenadora do projeto, professora Ezilda Jacomassi, comemora o lançamento da obra.

Capa do livro “Horto Medicinal do Campus 2 da Unipar”.

Anúncio - Novo
Comentários
Veja também