Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - rodape mobile
CINEMA
Projeto IFPipoca no Seminário Internacional de Educação no Mercosul
Estudante mostrou a ação educativa decorrente da exibição de filmes
Publicado em 17/05/2018 às 09:19 Italo
Projeto IFPipoca no Seminário Internacional de Educação no Mercosul

A estudante da licenciatura de Ciências Biológicas do IFPR Umuarama, Kathleen Mariane da Silva, apresentou na sexta-feira passada (11) um trabalho acadêmico no XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul em Cruz Alta (RS). O estudo apresentado foi "Projeto IFPipoca: uma ação educativa decorrente da exibição de filmes".

Esse trabalho teve por objetivo registrar como se organizou e estruturou o projeto de extensão denominado IFPipoca, do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, em parceria com a Fundação Cultural, como prática no século 21 para formação de professores.

O IFPipoca teve como principal propósito demonstrar como o cinema pode ser utilizado como instrumento educativo interdisciplinar e contribuir de forma lúdica com a aprendizagem na educação básica.

Para a construção do presente trabalho foram utilizados os registros realizados pela coordenadora e bolsistas do projeto de extensão e análise da bibliografia pertinente.

O referido projeto está estruturado desde 2010 e apresentou como objeto principal a exibição de filmes educativos com posterior debate para um público constituído por alunos, professores e comunidade em geral. O IFPipoca contribuiu para ampliar as opções de acesso a atividades culturais para a população em geral, desenvolvendo o senso crítico, intelectual, social e cultural de todos os envolvidos, com grande poder de inclusão social.

Os filmes foram escolhidos de acordo com a faixa etária do público-alvo e foi realizado prévio agendamento com as escolas para as sessões. As exibições ocorreram no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, de Umuarama, no mês de outubro, na Semana da Criança.

Esta ação já obteve a participação de mais de onze mil espectadores com exibição de mais de cinquenta filmes, com participação de bolsistas de cursos técnicos e licenciatura.

Esse trabalho também apresentou como resultados muitas atividades realizadas pelas escolas com os estudantes após a participação de edições do IFPipoca, como por exemplo, a produção de curtas pela técnica de stop motion pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de Tapejara.

Portanto, percebe-se que o projeto promove uma ação reflexive-educativa que influencia significativamente no aprendizado dos alunos de maneira multidisciplinar e contextualizada.

A bolsista Kathleen também apresentou resultados desse projeto e do projeto Cine Arte no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, em Foz do Iguaçu, Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, em Pinhais, além de ter sido convidada para publicar um artigo sobre o assunto na revista científica americana Journal of Modern Education Review.

www.colunaitalo.com.br

A estudante Kathleen Mariane da Silva, autora do estudo "Projeto IFPipoca: Uma ação educativa decorrente da exibição de filmes".

Anúncio - MAIO 2018 Anúncio - Promoção de Inverno
Comentários
Veja também