Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - rodape mobile
Anúncio - Interlagos mobile
ORGULHO NACIONAL!
Caravana de estudantes de Umuarama visita a Hidrelétrica de Itaipu
Ela é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta!
Publicado em 21/05/2018 às 11:04 Italo
Caravana de estudantes de Umuarama visita a Hidrelétrica de Itaipu

Estudantes do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, dos cursos de Arquitetura, técnico em Edificações, técnico em Desenho de Construção Civil, técnico em Química e técnico em Design de Interiores, fizeram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu na última sexta-feira (18), um dia após a usina completar 44 anos de criação.

Na oportunidade os estudantes aprenderam sobre a história das relações diplomáticas que possibilitaram a instalação da usina e os grandes números e recordes de sua construção e operação.

Em nove anos de construção até a instalação da primeira unidade geradora de energia, o local teve até 40 mil trabalhadores no período de pico, além da maior fábrica de gelo em escamas da América Latina, responsável por resfriar o concreto para que atingisse a resistência adequada para a barragem.

Em 2016, a usina atingiu 103,1 milhões de MWh de geração de energia, recorde mundial absoluto. Por esse motivo, Itaipu é hoje a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

Toda a energia produzida pela hidrelétrica, equivalente a 16% do consumo do Brasil e 90% do Paraguai, se traduz em inúmeros benefícios. Só em royalties, correspondentes à exploração energética do uso do reservatório, Itaipu já repassou mais de US$ 11 bilhões para os dois países. Esses investimentos são aplicados em infraestrutura, educação, desenvolvimento, tecnologia e em ações sustentáveis, entre outras.

Antes da visita técnica à usina, os estudantes puderam conhecer uma das sete maravilhas da natureza e patrimônio natural da humanidade, as Cataratas do Iguaçu, que ficam no Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Para as professoras que acompanharam o grupo de alunos, Talita Martins e Máriam Pereira, "esse tipo de atividade deve ser sempre incentivado pelas escolas, pois retira o estudante da sala de aula e o coloca em contato com o exercício da profissão e cidadania, além de fazê-lo refletir sobre as tecnologias, inovações e preservação ambiental".

www.colunaitalo.com.br

Imagens da caravana de estudantes do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, visitando a Usina Hidrelétrica de Itaipu: na entrada da barragem, numa das salas de comando, num cenário panorâmico da usina e uma visão fantástica das Cataratas de Iguaçu.

Anúncio - Novo
Comentários
Veja também