Coluna Italo | Nossa gente. Nossa cultura. Nosso artesanato.

Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Cursos Tecnicos
Anúncio - Ponta de Estoque mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - rodape mobile
Anúncio - Interlagos mobile
Anúncio - AGOSTO
MÃOS HABILIDOSAS
Nossa gente. Nossa cultura. Nosso artesanato.
Associação dos Artesãos de Umuarama convidam para apreciar a arte
Publicado em 22/06/2018 às 11:33 Italo
Nossa gente. Nossa cultura. Nosso artesanato.

Pelas mãos dos artesãos de Umuarama, passam fios, tintas, linhas, tecidos. Muito mais que materiais nas mãos, eles possuem mentes brilhantes, cheias de criatividade e da habilidade de transformar. Nas mãos destes artesãos passa a história de uma cidade construída com o trabalho de seus filhos.

A Associação dos Artesãos de Umuarama (AAU) existe desde maio de 1983 e hoje reúne 22 profissionais. São homens e mulheres que habilmente confeccionam peças de arte utilitária.

De acordo com o IBGE, o artesanato é responsável pela movimentação de 50bilhões de reais na economia nacional. São mais de 8,5 milhões de brasileiros envolvidos na atividade profissional do artesanato.

Artesanato umuaramense

Em Umuarama, o apoio da Prefeitura Municipal é fundamental para manter essa atividade em pleno vigor. “A prefeitura mantém o aluguel de nossa loja e também cede, gratuitamente, o espaço dos quiosques no lago para nossa feira”, explica Joseni Benetti, funcionária na loja da AAU. 

Os membros da Associação de Artesãos de Umuarama expõem e vendem seus produtos em uma loja permanente, situada no Romer Shopping. De forma itinerante, os artesãos também participam de feiras e exposições em geral, vendendo seus produtos.

Todas as terças feiras, a partir das 16horas, no lago Aratimbó tem exposição e venda de produtos artesanais, juntamente com a feira dos produtores rurais. Também na Feira de Flores que está prestes a começar, a AAU marcará presença.

No entanto, o melhor local para conhecer os trabalhos e conversar com os artesãos de Umuarama, é a Feira de Artesanato, que acontece nos quiosques do lago Aratimbó, todos os primeiros domingos do mês, a partir das 8horas da manhã.

Como participar?

Além de comprar os produtos vendidos pelos artesãos, existem outras maneiras de apoiar o desenvolvimento dessa atividade na cidade.

Na sede da AAU, são realizados cursos abertos a pessoas interessadas em aprender artesanato. No momento, estão disponíveis os cursos de Patchwork, Pintura em Tela e Pintura em Tecido. Cada curso tem o custo de 80 reais e são ministrados pelos próprios artesãos da associação.

No entanto, se você já é artesão e deseja divulgar seu trabalho, basta entrar em contato com a diretoria da AAU, pelo telefone (44) 3624 2483, e passar pelo processo de avaliação.

Confira o resumo da agenda da Associação dos Artesãos de Umuarama:

  • Feira do Artesanato: Inicia dia 22-06, nesta sexta-feira, na Feira do Produtor a partir das 18:00 em comemoração aos 63 de Umuarama;
  • Feira de Flores: 29-06, sexta-feira, a partir das 18:00;
  • Feira de Flores: 30 – 06, sábado, a partir das 15:00;
  • Feira de Flores: 01-07, domingo, a partir das 9:00;
  • Todas as terças-feiras, a partir das 16:00, no lago Aratimbó;
  • Todos os primeiros domingos do mês, a partir das 8:00, no lago Aratimbó. Próxima Feira de Artesanato: 5 de agosto.

Cada artesão tem sua história e aqui, no portal Coluna Ítalo, você vai conhecer algumas dessas personagens do cenário umuaramense e de seus trabalhos. Acompanhe a série de reportagens “Mãos Habilidosas”, com matérias durante as próximas semanas!

Por Anita Leite

Fotos: Thais Polesi

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Novo
Comentários
Veja também