Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
COVID-19:
Terceira dose da vacina será aplicada a partir de setembro
Nova etapa iniciará em idosos com mais de 70 anos
Publicado em 26/08/2021 às 14:29 Ítalo
Terceira dose da vacina será aplicada a partir de setembro

O Ministro da Saúde confirmou que a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 começará no dia 15 de setembro.

A nova etapa iniciará em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos (pessoas que têm o sistema imunológico comprometido). Além disso, o ministério vai antecipar, também a partir de 15 de setembro, a aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca das atuais 12 semanas para oito semanas. Atualmente, o Rio Grande do Sul orienta intervalo de 10 semanas.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (25), mas a decisão foi tomada em reunião do ministério na noite de terça-feira (24).

A dose de reforço tem sido defendida por especialistas diante do aumento de infecções entre vacinados com as duas doses e de evidências científicas de que a proteção induzida pelos imunizantes cai ao longo do tempo. Em países onde a variante Delta se espalha rapidamente, como Estados Unidos, Israel e Chile, por exemplo, a estratégia da terceira dose também já foi adotada.

Segundo a publicação, no dia 10 de setembro o Ministério da Saúde finalizará a distribuição de imunizantes para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que abrirá espaço para a antecipação e reforço vacinal.

Com isso, já a partir do dia 15 de setembro, serão enviadas as doses de reforço para os imunossuprimidos – pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo – que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e de idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda há pelo menos seis meses. A aplicação nos idosos seguirá ordem cronológica, do mais velho para o novo.

A Saúde aguarda a conclusão de um estudo para decidir como será a aplicação da terceira dose em profissionais de saúde e pessoas com menos de 70 anos. Em princípio, a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.

DOSES SUFICIENTES

Em entrevista na segunda-feira (23) o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que há doses suficientes para imunizar todos os idosos e profissionais de saúde com a terceira dose até o fim do ano, população que soma 12 milhões de pessoas. Cruz disse que toda a população brasileira poderá ser revacinada em 2022 se os estudos concluírem que isso será necessário.

Até o fim do ano, o Brasil receberá 600 milhões de doses, que poderão inclusive ser mantidas congeladas para uso numa eventual campanha de reforço no próximo ano. Há ainda 180 milhões de doses da AstraZeneca produzida no Brasil já contratadas para 2022, o que seria suficiente para uma dose de reforço em toda a população vacinável no ano que vem.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também